Noticias|Últimas Notícias>Política
|
13 de agosto de 2011
|
00:56

Ministro da Justiça pede apuração sobre fotos da Operação Voucher

Por
Sul 21
[email protected]
Fotos de suspeitos presos foram publicadas pelo jornal A Gazeta, de Macapá | Foto: Reprodução

Da Redação

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, entrou em contato nesta sexta-feira (12) com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluzo, solicitando que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apure o vazamento das fotos de seis presos durante a Operação Voucher. As fotos foram publicadas pelo jornal A Gazeta de Macapá.

Nas fotos, os suspeitos aparecem sem camisa, segurando uma placa de identificação. Além do secretario executivo do Ministério do Turismo, Frederico Costa e Silva, há imagens do secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Colbert Martins, e do advogado Jorge Kengo Fukuda, um dos diretores do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Infraestrutura Sustentável (Ibrasi).

O ministro solicitou que o CNJ tome as providências necessárias durante a apuração do vazamento, uma vez que as fotos foram feitas no Instituto Penitenciário do Amapá, em Macapá, que é estadual.

A Operação Voucher, deflagrada pela Polícia Federal (PF), investiga o desvio de recursos públicos destinados ao Ministério do Turismo por meio de emendas parlamentares. A operação contou com a participação de 200 policiais federais. Foram expedidos 38 pedidos de prisão, porém duas pessoas continuam foragidas.

Dos 36 detidos em São Paulo, Brasília e no Amapá, na última terça, 18 já haviam sido libertados. Nesta sexta, a Justiça concedeu habeas corpus para cinco suspeitos, incluindo o número dois do Turismo, Frederico Costa e Silva.

A investigação sobre o esquema de corrupção de verbas do Ministério do Turismo começou em abril, depois que um levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU) detectou irregularidades no contrato firmado entre o ministério e o Ibrasi. O valor do convênio fraudado é R$ 4,4 milhões. A PF estima que dois terços dos recursos tenham sido desviados pelo grupo.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora