Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
18 de agosto de 2011
|
20:16

Metroviários encerram paralisação e Trensurb volta a funcionar

Por
Sul 21
[email protected]

Da Redação

Em assembleia realizada na tarde desta quinta-feira (18), o Sindicato dos Metroviários (Sindimetrô) decidiu encerrar a paralisação por reajuste salarial e melhores condições de trabalho, que interrompeu o funcionamento dos trens da Trensurb, que ligam Porto Alegre à região metropolitana. Os trens voltaram a funcionar por volta das 17h. O sindicato foi multado em R$ 30 mil, mas vai recorrer da decisão.

De acordo com a direção da Trensurb, a empresa atendeu o pedido de reajuste de 6,3% nos salários e de 10% no vale-alimentação. Além disso, a empresa manteve as atuais escalas de trabalho e obteve a concordância dos trabalhadores para a implantação de uma nova escala fixa (quatro dias trabalhados, duas folgas, seis dias trabalhados, quatro folgas).

O Sindimetrô foi multado em R$ 30 mil pelo Ministério Público do Trabalho por não ter colocado à disposição dos usuários o funcionamento dos trens em horários de pico.O Sindimetrô vai recorrer na decisão judicial, pois do efetivo mínimo de 92 funcionários necessários para manter a operação, apenas 10 teriam se apresentado.

A paralisação dos metroviários causou transtornos aos passageiros do Trensurb – cerca de 170 mil utilizam o transporte diariamente. “Greve é um movimento em que muitas pessoas são prejudicadas, mas ainda assim é a maior e melhor ferramenta de pressão que os trabalhadores têm em suas mãos”, afirmou o sindicato, em nota. A entidade diz que entregou a pauta de reivindicações no dia 15 de março, mas não obteve sucesso nas negociações.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora