Noticias|Últimas Notícias>Política
|
12 de agosto de 2011
|
12:39

Esquema no Turismo mirava ‘potencializar fraudes’ na Copa e na Olimpíada, afirma juiz

Por
Sul 21
[email protected]

Da Redação

O esquema de corrupção desmontado pela Polícia Federal no Ministério do Turismo pretendia “potencializar” as fraudes com programas de capacitação para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Foi o que afirmou o juiz federal Anselmo Gonçalves da Silva ao determinar a prisão dos envolvidos na fraude.

Leia mais:
– Oposição promete divulgar nomes de parlamentares que obstruem CPIs
– Número 2 do Turismo orientou criação de empresa de fachada
– Editorial: A criminalização da política

“Fica evidente que as ações são reiteradas, sendo certo que a proximidade da Copa do Mundo e das Olimpíadas, com forte repercussão na área do turismo, poderia redundar na potencialização dessas fraudes”, escreveu o juiz.

Deflagrada na última terça-feira (9), a Operação Voucher prendeu um total de 36 pessoas, em São Paulo, Brasília, Curitiba e Macapá. As investigações começaram em abril e apontam irregularidades em um convênio de aproximadamente R$ 4 milhões firmado entre o Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Infraestrutura Sustentável (Ibrasi).

Algumas das pessoas presas têm envolvimento direto com a organização dos dois eventos esportivos: Frederico Costa, secretário-executivo do ministério, Colbert Martins, secretário de Desenvolvimento do Turismo, e Mário Moysés, ex-presidente da Embratur.

Com informações da Folha de São Paulo.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora