Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
11 de agosto de 2011
|
13:01

CTNBio vota liberação comercial de feijão transgênico nesta quinta

Por
Sul 21
[email protected]

Da Redação

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) deve decidir nesta quinta-feira (11) sobre a liberação comercial de feijão geneticamente modificado. As variedades, produzidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), são resistentes ao vírus do mosaico dourado, principal praga da cultura do grão no Brasil e na América do Sul.

O pedido de liberação foi feito em dezembro de 2010 pela Embrapa e é o segundo item da pauta de votações da CTNBio, responsável pela liberação comercial de organismos geneticamente modificados no Brasil.

“O vírus do mosaico dourado ocorre em todas as regiões em que se planta feijão no Brasil e as perdas anuais equivalem a uma quantidade que poderia alimentar entre 9 milhões e 18 milhões de pessoas adultas”, defende o pesquisador da Embrapa, Francisco Aragão.

O feijão transgênico enfrenta resistência de movimentos sociais, organizações ambientalistas e associações de pequenos produtores. As entidades questionam a ausência de estudos com o novo feijão em todos os biomas brasileiros e a falta de dados sobre os possíveis impactos da modificação genética sobre todas as variedades do grão consumidas no país.

Em julho, entidades ligadas à Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA) divulgaram uma moção de repúdio ao projeto da Embrapa, em que avaliam o novo feijão como “uma grave ameaça à segurança e à soberania alimentar e à agrobiodiversidade”.

Com informações da Agência Brasil.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora