Últimas Notícias>Economia|Noticias
|
3 de agosto de 2011
|
14:07

Apesar de acordo nos EUA, bolsas de valores apresentam baixas

Por
Sul 21
[email protected]

Da Redação

Mesmo com a aprovação da elevação do teto da dívida dos Estados Unidos, o mercado financeiro apresentou queda acentuada nas bolsas de valores mundias na terça-feira (2). Além disso, as agências de classificação de risco sinalizam um possível rebaixamento da nota máxima “AAA” do crédito do país. Neste contexto, dados oficiais trazem indicadores que apontam que a economia deverá apresentar estagnação nos próximos períodos.

Leia mais:
– Senado aprova plano para elevar limite da dívida dos Estados Unidos

A queda nos mercados de ações ocorreu apesar do acordo entre o Congresso e a Casa Branca, há muito aguardado, para aumentar o teto do endividamento do governo americano. Os três principais índices da Bolsa de Nova York apresentaram quedas maiores que 2%.

O acordo não teve o efeito positivo desejado junto às agências de classificação de risco. As agências Moody’s e Standard and Poor’s se mostraram cautelosas. Embora tenha mantido a nota máxima “AAA” do crédito americano, a Moody’s acrescentou uma “perspectiva negativa” à classificação, afirmando que um rebaixamento ainda pode ocorrer caso o crescimento dos EUA se deteriorar significativamente.

O diretor-gerente do Standard and Poor’s Moritz Kraemer que “a probabilidade de um rebaixamento não pode ser descartada”. Ele também declarou que a agência precisa “analisar o acordo em detalhes, em vez de somente ver os números que estão no topo”.

As notícias sobre a aprovação do acordo chegaram no momento em que os investidores já estavam nervosos com os novos sinais da fragilidade econômica americana. Dados oficiais divulgados nesta terça-feira indicam que os consumidores americanos cortaram seus gastos em junho, enquanto a renda chegou a seu pior patamar neste ano, bem como as taxas de desemprego.

Com informações da BBC Brasil


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora