Noticias|Últimas Notícias>Política
|
18 de julho de 2011
|
13:11

Na UNE há mais de 20 anos, PCdoB elege novo presidente

Por
Sul 21
[email protected]
Na UNE há mais de 20 anos, PCdoB elege novo presidente
Na UNE há mais de 20 anos, PCdoB elege novo presidente
Daniel Iliescu, novo presidente da UNE | Foto: Divulgação/UNE
Daniel Iliescu, novo presidente da UNE | Foto: Divulgação/UNE

Da Redação

A União Nacional dos Estudantes (UNE) finalizou o maior Congresso de sua história neste domingo (17), elegendo o Daniel Iliescu, do Rio de Janeiro, como seu novo presidente. Com mais de 75% dos votos, Iliescu vai presidir a entidade nos próximos dois anos. Ele representa a chapa ligada à atual diretoria, comandada pela União da Juventude Socialista, vinculada ao PCdoB, que comanda a UNE há mais de 20 anos.

Filiado ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e defensor do projeto iniciado pelo governo Lula no Brasil, Iliescu foi eleito em processo que envolveu mais de 1,5 milhão de estudantes. Aos 26 anos, ele é ex-presidente da União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro e estuda Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio.

A eleição foi no Ginásio Goiânia Arena, no fim do 52º Congresso da UNE realizado desde quarta-feira, com a presença de oito mil estudantes. A chapa “Movimento Unificado Para Mudanças no Brasil” recebeu 2.369 votos, e a segunda colocada, 581. O congresso teve custo de R$4 milhões, financiados com verbas da Petrobras e com infraestrutura cedida pelo governo de Goiás e pela Prefeitura de Goiânia. Segundo Iliescu, ser bancado com verbas do governo não torna o movimento chapa-branca.

“Nossa relação com o governo vai ser independente, de respeito e de pressão em relação a todos os governos”, afirma o novo presidente da UNE.

A partir de agora, Iliescu ocupará o mesmo cargo que já foi de importantes nomes da vida pública brasileira como José Serra (ex-governador de São Paulo), Orlando Silva (ministro dos Esportes), Aldo Rebelo (deputado federal) e Lindbergh Farias (senador).

Com informações do site da UNE e da Agência Brasil.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora