Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
20 de junho de 2011
|
13:47

Para viabilizar Copa e Olimpíada, polícia ocupa Morro da Mangueira no Rio

Por
Sul 21
[email protected]

Vivian Virissimo

Uma operação deflagrada por 750 policiais resultou na ocupação do Morro da Mangueira neste domingo (19), na zona norte do Rio de Janeiro. Esta ação é o primeiro passo para a instalação da 18ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na cidade. Com uma posição estratégica, a Mangueira está localizada a apenas 1 km do estádio do Maracanã, que será palco dos disputados jogos da Copa do Mundo de 2014, além do Maracanãzinho, que sediará jogos na Olimpíada de 2016.

A operação, realizada por policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), contou com o apoio de fuzileiros navais e agentes da inteligência da Polícia Federal. Foram usados 14 veículos blindados, sendo seis da Marinham, além de cinco helicópteros.

O secretário de segurança Publica do Rio, José Mariano Beltrame, afirmou que a ação faz parte da estratégia utilizada pelo governo do estado de anunciar antecipadamente à população as áreas que serão ocupadas pela polícia. Com isso, os traficantes que atuam nas comunidades acabam saindo antes da intervenção policial, o que enfraquece a atuação dos criminosos e torna a operação mais segura para a população.

“Dificilmente as instituições policiais entravam numa área dessa sem haver troca de tiros. Hoje conseguimos isso. A polícia mais uma vez devolve o território a seus verdadeiros donos e mais uma vez chega para ficar, abrindo uma janela de oportunidades para que efetivamente se consolide a segurança pública”, disse Beltrame.

Na ação, os agentes apreenderam 32 veículos e 300 trouxinhas de maconha. Três pessoas, entre elas dois menores, foram detidas com drogas. De acordo com Beltrame, nos dois meses que antecederam a operação os agentes cumpriram 55 mandados de prisão no morro. As equipes da PM utilizaram, pela primeira vez, equipamentos com GPS, permitindo ao comando da operação verificar o deslocamento dos policiais na comunidade. A ação foi acompanhada por defensores públicos.

Sobre as UPPs

A primeira a ser inaugurada foi a UPP Borel, que completou um ano no início deste mês. A mais recente, a UPP São Carlos, foi instalada em maio. Das 17 UPPs instaladas no Rio de Janeiro, quatro estão na zona sul (Dona Marta; Chapéu Mangueira / Babilônia; Tabajaras / Cabritos; Cantagalo / Pavão-Pavãozinho), três na região central (Providência; Santa Teresa; Catumbi), duas na zona oeste (Batam; Cidade de Deus) e oito na zona norte (Borel; Turano; Salgueiro; Formiga; Andaraí; Macacos; São João; São Carlos).
Segundo números da Secretaria de Segurança, atualmente há um total superior a 3.100 policiais empregados nas unidades de pacificação.

Segundo o governo do estado, a 18ª UPP será responsável pelo conjunto de favelas que compreende o Complexo da Tijuca. Após a inauguração, a secretaria de segurança estima que 315 mil pessoas serão beneficiadas diretamente e mais de um milhão, indiretamente. Já existem sete unidades naquela região.

Com informações da Agência Brasil e Rede Brasil Atual.

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora