Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
15 de junho de 2011
|
14:20

Falece em Caxias líder sindical e fundadora do PT Geci Prates

Por
Sul 21
[email protected]
Falece em Caxias líder sindical e fundadora do PT Geci Prates
Falece em Caxias líder sindical e fundadora do PT Geci Prates

Vivian Virissimo

O Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul comunicou nesta quarta-feira (15), o falecimento de Geci Prates, 68 anos, uma das fundadoras do PT. A líder sindical lutava contra um câncer de mama há seis anos. Geci Prates faleceu por volta das 8h30min desta quarta-feira, em Caxias do Sul. Junto com Olívio Dutra e Lula, Geci Prates fundou o PT no Rio Grande do Sul e em Caxias do Sul.

O ex-governador do Estado, Olívio Dutra, lamentou a morte de Geci e declarou que ela “deixa exemplo de perseverança”. Geci estava internada desde o dia 6 de junho no Hospital Saúde. Olívio lembra que Geci não foi somente uma das fundadoras do PT em Caxias, como também participou do início do partido no Estado e no país. O ex-governador conheceu a petista quando era presidente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Geci do Sindicato dos Gráficos de Caxias do Sul. “Foi bem antes do PT. Ela sempre esteve presente nos encontros sindicais quando nos esforçávamos para lutar contra a ditadura. É uma figura histórica no PT, repeitada e conhecida. O PT está de luto”, diz Olívio.

Geci também foi a primeira mulher a ser candidata a vice-governadora no Estado em 1982, quando a petista participou da chapa encabeçada por Olívio. “Era até uma exigência legal que o partido tivesse candidatura em cinco estados naquele ano. O Lula foi candidato em São Paulo e nós aqui. Depois, quando ganhamos a prefeitura de Porto Alegre pela primeira vez em 1988 (Olívio foi prefeito), ela desempenhou um importante papel na administração municipal. Foi assessora sindical”, recorda.

Olívio também lembra da ajuda de Geci em pequenos, mas importantes, gestos para constituição do partido no Estado. “Até a doença, sempre foi uma mulher muito atuante. Deixa o exemplo da perseverança, firmeza nos propósitos, franqueza, preocupação de que o partido estabelecesse relações com os movimentos sociais e capacidade de reconhecer o interesse público e de lutar para que ele se sobressaia aos partidários e particulares”.

Com informações do site do Partido dos Trabalhadores do RS e do site O Caxiense


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora