Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
6 de maio de 2011
|
17:39

Reunião vai definir se resgate de corpos do Airbus continua

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

Na próxima segunda-feira (9), uma reunião entre a Justiça, a Polícia e o órgão francês responsável pelas buscas dos destroços do avião Airbus que caiu no Atlântico em 2009  vai decidir se o resgate dos corpos irá continuar. O encontro será realizado em Paris e vai “avalizar ou não a possibilidade de continuar içando os corpos”, disse hoje (6) uma fonte da polícia francesa.

Na quarta-feira (4), foi retirado um dos corpos localizados a 4 mil metros de profundidade junto a vários destroços do avião francês que fazia o voo 447 da Air France e que partiu do Rio de Janeiro com destino a Paris na noite de 31 de maio de 2009. O corpo foi içado junto ao banco em que estava preso pelo cinto de segurança. Em Paris, especialistas vão fazer exames para saber se é possível identificar, através do DNA, a identidade da pessoa. Segundo o BEA, órgão francês responsável pelas buscas, a grande maioria dos corpos localizados a 1,1 mil quilômetros da costa brasileira na altura de Recife, estão nos bancos da aeronave. Segundo o BEA, estes corpos são os mais fáceis de serem retirados porque os “robôs conseguem segurar os bancos com mais firmeza”. Há vítimas, no entanto, que estão separadas dos bancos.

Autoridades francesas não confirmaram se neste final de semana vão continuar içando os corpos encontrados. Antes de retirarem um dos corpos, as equipes de resgate recuperaram as duas caixas-pretas do avião, o principal objetivo desta quinta etapa de buscas financiada pela Airbus, fabricante do avião e pela Air France. Técnicos examinam os equipamentos para tentar definir o que causou a queda do avião que tinha 228 pessoas a bordo.

Uma semana depois do acidente equipes de resgate localizaram 50 corpos flutuando no oceano, 28 deles de brasileiros. Apenas 3% dos destroços do avião foram localizados naquela ocasião. Desde a queda do Airbus foram realizadas quatro tentativas de localização. Nesta última, em abril, os destroços foram localizados e logo depois começou a quinta etapa que foi a de recuperação das caixas-pretas e, agora, dos corpos.

Com informações do Terra


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora