Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
12 de maio de 2011
|
14:18

Prefeitura de Porto Alegre apresenta em Brasília projeto do metrô

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

Uma manhã de grande importância para Porto Alegre em Brasília. Neste momento, o prefeito José Fortunati apresenta o projeto do metrô para se incluído no PAC da Mobilidade das Grandes Cidades. No encontro, realizado no Ministério das Cidades, a prefeitura de Porto Alegre faz o detalhamento do projeto. O metrô que vai ligar a zona norte da cidade com o centro foi protocolado junto ao Ministério das Cidades através do site do próprio ministério em abril passado. Os projetos de várias cidades brasileiras, definidos e aceitos pelo Ministério das Cidades, serão anunciados oficialmente pela presidenta Dilma Rousseff no dia 12 de junho.

“Temos convicção de que estamos atendendo todas as ‘condicionantes’ exigidas pela presidenta Dilma. Trata-se de um projeto estruturante não só para Porto Alegre, mas para toda a Região Metropolitana”, lembrou o prefeito Fortunati. A reunião tem ainda as presenças do secretário municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Newton Baggio, e do diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Capelari.

O projeto cadastrado pela prefeitura de Porto Alegre no PAC da Mobilidade das Grandes Cidades prevê, na primeira etapa, a construção de uma linha com pouco mais de 14 km que começa junto à Fiergs, passa pela Assis Brasil, Farrapos e chega até a Borges de Medeiros, junto ao Mercado Público. Serão 13 estações com projeção de 300 mil usuários por dia. A zona norte de Porto Alegre é responsável por 55% do movimento diário de ônibus até o centro da cidade. O metrô vai reduzir drasticamente  este volume. Se a construção do metrô começar em 2012, a previsão de conclusão da obra é para 2016. O metrô deverá ser construído com recursos federais, com renúncia fiscal do município e do Estado e com recursos privados.

Com informações da PM de Porto Alegre


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora