Notícias
|
18 de maio de 2011
|
11:00

Livro reúne biografias de médicos imigrantes no século XX

Por
Sul 21
[email protected]

Em “Doktors” – Contos de Memória, o médico Claus Michael Preger apresenta um relato minucioso e afetivo sobre a chegada ao Estado de médicos da Alemanha, da Áustria e da Hungria, principalmente no período localizado entre as duas guerras mundiais. No livro, editado pela Libretos, o autor conta sobre as origens, os estudos, a viagem à terra brasileira, as dificuldades de adaptação e a importância destes doutores pioneiros na qualificação da Medicina gaúcha.

O interesse de Claus se concentra nos doktors, maneira como eram popularmente chamados os médicos estrangeiros. Os clientes da “colônia” chamavam o médico estrangeiro, de “herr Doktor”, numa referência a sua origem, e ao brasileiro aqui formado, de “o Doutor”. Como foram muitos os que clinicaram no interior do Rio Grande do Sul, o autor denominou a obra pelo plural aportuguesado de Doktors, entre aspas, um neologismo anômalo para a forma Doktoren, que seria o plural germânico mais adequado, porém menos alusivo.

O livro reúne a história de vida de 32 médicos, além das reminiscências do autor, desde a sua infância, sua família até a formação médica e a experiência da profissão.  A relação dos biografados inclui seu próprio pai, Alexandre Preger, um renomado médico em Porto Alegre.

A obra retrata a realidade da imigração daquele período histórico. “É a crônica de uma época, dos reflexos de uma história que se inicia na Europa e que se reflete no Brasil, especificamente em Porto Alegre, e em diferentes cidades do interior do Rio Grande do Sul”, observa  a médica e doutoranda em História, Leonor Baptista Schwartsmann, em seu prefácio.

Durante dois anos de intensa pesquisa, o autor recorreu, entre outras fontes, a documentos oficiais, registros médicos, testemunhos escritos e orais de familiares ou de pessoas que estiveram próximas, fotografias, diplomas, emprestando coerência ao texto. Entre os depoentes, estão familiares, esposas, filhos, netos e pacientes dos médicos.

O lançamento acontece no dia 19 de maio, no Goethe Institut Porto Alegre (Rua 24 de Outubro, 112). Às 19h haverá uma palestra com o autor, além de uma apresentação de fotos da época. Logo após, às 20h, começa a sessão de autógrafos. A obra tem apoio cultural da AMRIGS e Goethe Institut Porto Alegre.

“Doktors” – contos de memória
Claus Michael Preger

Libretos, 2011
328 p., ilustrado, 23 cm.
ISBN 978-85-88412-47-7
Preço R$ 40,00


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora