Noticias|Últimas Notícias>Política
|
25 de maio de 2011
|
00:30

Com convidados de peso, RS ganha espaço digital para participação cidadã

Por
Sul 21
[email protected]

Rachel Duarte

Um fundo de palco preto alto, quatro telas LCD, uma projeção em telão, refletores potentes de iluminação e câmeras por todos os lados. Um programa de auditório foi montado dentro do Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, nesta terça-feira, 24. Com transmissão virtual no site do governo gaúcho e mobilizações simultâneas nas redes sociais, foi lançado o Gabinete Digital do governador Tarso Genro. As ferramentas do site para contato direto com o chefe do executivo estadual foram detalhadas e testadas ao vivo para uma plateia formada por alguns gestores públicos, professores acadêmicos, estudantes e especialistas e ativistas da internet. Entre eles, o jornalista Paulo Henrique Amorim, o escritor Fabrício Carpinejar e o ator José de Abreu.

Vinícius Wu (Ramiro Furquim/Sul21)

Durante uma hora, os convidados, especialistas e o governador interagiram falando sobre a nova forma de participação democrática aberta aos gaúchos e sobre a importância da internet no século 21. Segundo o Chefe de Gabinete de Tarso, Vinicius Wu, coordenador do Gabinete Digital, a intenção do governo ao criar o site é estimular de forma permanente a cultura de participação na gestão pública no Estado, com um conjunto de ferramentas de diálogo direto com a população gaúcha. “A internet está cada vez mais influenciando as mobilizações de revoltas políticas no mundo. A sua força para o exercício da democracia está cada vez mais comprovada. Aqui no Rio Grande do Sul temos a pretensão de oferecer um conjunto de ferramentas para ampliar a participação dos gaúchos na construção do Estado”, explicou.

A inspiração para a criação do site do governador Tarso Genro foi nas experiências exitosas dos governos alemão e americano. No Brasil, uma referência para a equipe de Tarso foi o blog criado pelo Núcleo de Cultura Digital do governo de Sergipe. Nas redes sociais, os tuiteiros aprovavam a iniciativa.

“@oripizzamiglio: @gabinetedigital Estou visualizando o site do Gab. Só tenho q parabenizá-lo pela iniciativa. Sucesso.”

“@diegobbagestan: @gabinetedigital Mto bonito, cores limpas. É bem visível fácil acesso. Mas os textos poderiam estar justificados”

“@Edu_Bombeiro: @tarsogenro cadastramento e envio de perguntas funcionando perfeitamente”

Jornalista Carol Anchieta, apresentadora do evento, e Governador Tarso Genro (Ramiro Furquim/Sul21)

Após o clique oficial do governador Tarso Genro passaram a funcionar alguns canais de interatividade direta com o governo, como o Governador Responde — pelo qual a população formula questionamentos e, uma vez por mês, a pergunta mais votada é respondida diretamente pelo governador Tarso Genro em vídeo — , a Agenda Colaborativa, com a possibilidade de envio de sugestões para as agendas de Interiorização do Governo, e a consulta pública a respeito de temas e prioridades a serem abordadas pelo governador.

Entre os blogueiros e tuiteiros convidados, o ator José de Abreu chamou a atenção dos usuários do Twitter de plantão na rede durante a solenidade de lançamento do Gabinete Digital. O ator e ativista da cultura defendeu a continuidade do avanço nas mídias digitais alcançado com o governo Lula, criticando a escolha da sucessora Dilma Rousseff que indicou Ana de Hollanda para o comando do Ministério da Cultura.  “Os governantes tem que se dar conta do poder que eles têm na mão com a era tecnológica. A Dilma não sabia o que estava sendo feito no Ministério da Cultura em termos de cultura digital e a Ana sabia menos ainda. O trabalho feito até então foi completamente ignorado”, criticou.

José de Abreu (Ramiro Furquim/Sul21)

Entre os motivos que o levaram a tecer a crítica estão as demonstrações de falta de flexibilidade da ministra com a retirada do selo Creative Commons do site do ministério — mesmo permanecendo o uso e a menção da plataforma de WordPress e de contas em redes sociais como Flickr — e a defesa intransigente do Escritório Central de Arrecadação de Direitos Autoriais (Ecad).

Já o jornalista Paulo Henrique Amorim elogiou a iniciativa do Gabinete Digital gaúcho, que coloca o Rio Grande do Sul como um governo aberto ao diálogo e torna a relação com os cidadãos horizontal. Ele comparou o gesto de Tarso como um passo a frente de outros governos no mundo, que optam por atitudes de censura aos movimentos políticos independentes. “O que ocorre com o movimento do 15 M, na Espanha, é exatamente a tentativa de cercear a liberdade de expressão na internet. Aqui, o governador dá um passo a frente para evitar possíveis protestos organizados”, disse. Outro gaúcho elogiado pelo jornalista foi o blogueiro Cloaca News, reconhecido nacionalmente como por suas ironias, provocações e deboches contra a direita do país. “O rei da ironia”, garantiu Amorim.

Os jornalistas Rodrigo Vianna, Renato Rovai, o sociólogo Sergio Amadeu, os professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Ivana Bentes e Giuseppe Cocco, além dos militantes do movimento pelo software livre Marcelo Branco e Mario Teza também estiveram no ato. Participaram também do evento 10 tuiteiros sorteados entre os 177 inscritos na promoção lançada pelo perfil do governador no Twitter na última sexta-feira (20).

O lançamento em cliques…

Jornalista Carol Anchieta, apresentadora do evento, e Governador Tarso Genro (Ramiro Furquim/Sul21)

Governador Tarso Genro com os óculos de Fabrício Carpinejar (Ramiro Furquim/Sul21)
Fabrício Carpinejar destituído de seus óculos (Ramiro Furquim/Sul21)
O estilo reflexivo e clássico do Sr. Cloaca (Ramiro Furquim/Sul21)

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora