Noticias|Últimas Notícias>Política
|
11 de maio de 2011
|
19:59

Câmara Temática do Setor Coureiro-Calçadista sugere ações para fortalecer o setor

Por
Sul 21
[email protected]
Câmara Temática do Setor Coureiro-Calçadista sugere ações para fortalecer o setor
Câmara Temática do Setor Coureiro-Calçadista sugere ações para fortalecer o setor
Instalada Câmara Temática do setor coureiro-calçadista - Foto: Eduardo Seidl/Palácio Piratini

Stela Pastore / CDES

Durante a reunião de instalação da Câmara Temática do setor Coureiro-Calçadista no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS), na manhã desta quarta-feira (11/05), conselheiros, governo e sindicalistas criticaram a forma como a empresa Vulcabras/Azaleia fechou a unidade de Parobé sem comunicação prévia e sugeriram medidas para fortalecer este setor, que tem mais de quatro mil empresas em funcionamento no Rio Grande do Sul com 130 mil trabalhadores.

Entre as sugestões dos conselheiros e sindicalistas presentes está a negociação com a empresa Vulcabras/Azaleia para que os pavilhões onde funcionou a indústria sejam usados por outros empreendimentos.

O governo estadual anunciou que a força tarefa enviada à região ainda na terça-feira para contribuir na realocação dos trabalhadores demitidos permanecerá no local para contribuir nos processo de encaminhamento de seguro-desemprego e realizar levantamento de que cursos de capacitação são necessários para qualificar a mão-de-obra na região.

Três grupos de trabalho

Ficou encaminhado que a Câmara Temática terá grupos de trabalho para atuar em três eixos: nas áreas de competitividade, propondo ações em inovação e agregação de valor; na capacitação de mão-de-obra, prospectando os segmentos específicos que precisam de especialização; e na política fiscal e câmbio, buscando a defesa comercial dos produtos gerados no Rio Grande do Sul.

Nova reunião da Câmara Temática está agendada para o dia 18 de maio, às 16 horas. Com a instalação de hoje está aberto o prazo para que os conselheiros se inscrevam nos grupos de trabalho e também enviem suas propostas para este segmento.

Lado ruim do capitalismo

Ao abrir a reunião, o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knjnik disse que foi “revoltante” o modo como a empresa fechou a unidade em Parobé. Pelo menos avisassem com 30 dias de antecedência para que buscássemos realocar os trabalhadores, registrou. “Não foi uma decisão que olhou os trabalhadores, os operários. Este é o lado ruim do capitalismo. O governo não está de acordo. Isso não se faz”, reforçou. Disse que a guerra fiscal é uma disputa incompreensível.

Recolocação dos trabalhadores

A força tarefa do governo está constituindo um mapa da absorção dos trabalhadores e também o encaminhamento das recisões e acompanhamento ao seguro-desemprego, anunciou o secretário de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, Maurício Dziedriecki. Ele adiantou que o governo vai apoiar outras empresas para que permaneçam na região e criticou a “falta de honestidade tributária entre os estados”. Audiências públicas serão realizadas na região pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social para conhecer as necessidades de cursos de formação por área que serão realizados em parceria com o Sistema S, informou o secretário Luís Augusto Lara. Ele estima que 40% dos demitidos podem ser realocados na região.

O presidente do Badesul, Marcelo Lopes, enfatizou as necessárias ações de defesa comercial. “Estamos perdendo postos de trabalho e a questão do câmbio tem de ser tratada por afetar o setor produtivo”.

Manifestação dos sapateiros

“A ajuda do governo vem em boa hora. Temos de buscar juntos uma solução”, registrou o presidente do Sindicato dos Sapateiros de Parobé, João Pires. Para o secretário da entidade, Antônio Osmar da Silva, a comunidade vive um momento de abatimento e tristeza causados devido às demissões. O sindicato anunciou um ato de repúdio pela forma como a empresa fechou a unidade e tratou os empregados. “As empresas obtiveram renúncia fiscal e não sabemos qual a contrapartida oferecida. Chupam o suco da laranja e jogam o bagaço fora, demitindo os trabalhadores sem qualquer consideração”, disse Silva.

Ética pública

O conselheiro Valter Souza pediu que o Ministério Público seja mais ativo nos casos em que agentes públicos que concedem incentivos à empresas depois venham a ser contratadas pelas mesmas. No caso da Vulcabras/Azaleia, a empresa recebeu incentivos fiscais durante o governo de Antônio Britto (1995/1998), que em 2003 assumiu a função de diretor-presidente da Azaleia Calçados S.A.

Participam desta Câmara Temática os conselheiros Carlos Otávio Schneider, Guiomar Vidor, João Bastista Xavier da Silva, Raul Gastão Klein, Valter Souza e Walter Fabro. Esta Câmara, aprovada dia 5, tinha previsão de instalação para 18 de maio, mas foi antecipada para hoje devido às demissões no Vale do Paranhana.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora