Noticias|Últimas Notícias>Política
|
27 de maio de 2011
|
14:58

#BlogProgRS começa hoje defendendo a democratização através das mídias digitais

Por
Sul 21
[email protected]
Debates e oficinas vão até o próximo domingo (29) | Foto: divulgação

Igor Natusch

Porto Alegre recebe, a partir desta sexta-feira (27), a primeira edição de um encontro que pretende discutir a fundo as possibilidades de democratização da comunicação na era digital. Trata-se do I Encontro de Blogueir@s e Tuiteir@s do Rio Grande do Sul, ou #BlogProgRS, como descreve a hashtag que divulga o evento nas redes sociais. Romper com o discurso padronizado da grande mídia, incentivar a pluralidade e cobrar políticas públicas para os meios digitais estão entre os principais nortes do evento, que ocorrerá na Câmara Municipal de Porto Alegre e vai até domingo (28). “A gente quer deixar claro que é mais do que ser blogueiro, é ser blogueiro e lutar para que diferentes visões tenham o seu espaço”, explica Cris Rodrigues, autora do blog Somos Andando e uma das organizadoras do #BlogProgRS.

A realização do evento foi definida durante as atividades do I Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, ocorrido no ano passado em São Paulo. Além dos debates, serão ministradas oficinas sobre uso e manutenção de blogs e redes sociais, bem como relatos de experiências e atividades externas. No último dia, será discutida e elaborada uma carta de intenções, na qual serão sistematizadas as propostas dos participantes para discussão no II Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, que será realizado em Brasília no mês de junho e deve contar com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Para blogueira Cris Rodrigues, governo federal ainda está "engatinhando" nas questões relativas às mídias digitais | Foto: Ramiro Furquim - Sul21

“Queremos democratizar a comunicação para aumentar a democracia na sociedade”, diz Cris Rodrigues. “Quanto mais pessoas estiverem usando blogs ou Twitter, vamos ter mais produção de conteúdo e mais pluralidade de opiniões e pontos de vistas. O #BlogProgRS quer incentivar isso, quer forçar a adoção de políticas públicas voltadas para a democratização do acesso à internet”. Entre as reivindicações, está o acesso universal e gratuito a conexões de banda larga, além de neutralidade na rede (princípio de que todas as informações devem ter a mesma acessibilidade, independente da origem) e a adoção, no RS, de um Conselho Estadual de Comunicação.

Eventos semelhantes ao #BlogProgRS estão sendo ou serão realizados em várias outras cidades do Brasil, de forma que a discussão seja a mais ampla possível. Da mesma forma, haverá transmissão online gratuita de todos os debates para os que não puderem comparecer. A iniciativa é em parceria com a TV Software Livre e a Procergs. Será possível também acompanhar as informações por meio do perfil do evento no Twitter.

De qualquer modo, a repercussão é grande e está superando as expectativas dos próprios organizadores. Até o final da noite de quinta-feira (26), estavam contabilizados 310 inscritos, com representantes de 40 cidades e seis estados brasileiros, além de dois visitantes internacionais vindos de Uruguai e Cuba.

Um dos pontos mais positivos de encontros como esse, segundo Cris Rodrigues, está justamente em “conhecer o arroba”. Ou seja, promover o contato direto entre pessoas que geralmente só convivem entre si através da internet. “Nossa ferramenta é virtual, mas a discussão que a gente faz não é apenas virtual”, diz a blogueira. “Esses encontros aproximam as pessoas e fortalecem essa consciência de que temos um luta comum”.

Busca de unidade

O termo “blogueiros progressistas”, que serve como base para a hashtag #BlogProgRS, tem se tornado cada vez mais presente na blogosfera, marcando uma oposição ao pensamento único dos grandes meios de comunicação. Alguns blogueiros adotaram inclusive a sigla PIG (Partido da Imprensa Golpista) para ironizar a posição da grande mídia. Cris Rodrigues explica que o uso da expressão “blogueiros progressistas” não é unanimidade entre os integrantes do movimento, e por isso está sendo evitado na versão gaúcha do encontro. “A gente adotou a palavra (progressista) como modo de dizer que temos uma ideologia, dar uma ideia de unidade. Mas hoje em dia qualquer um se diz progressista… Não queremos rotular, a ideia é o contrário, abrir espaço para que todos que compartilham nossos objetivos possam entrar”.

Cris Rodrigues (Ramiro Furquim/Sul21)

Segundo a blogueira, o governo federal ainda está “engatinhando” nesse sentido, já que vem protelando questões importantes, como a busca de um novo marco regulatório para a comunicação. “O ministro (das Comunicações, Paulo Bernardo) tem falado muito nisso, mas é uma coisa sem data, que vai acontecer um dia. Não tem prazo, ninguém sabe para quando é isso”. Outro ponto criticado por Cris Rodrigues é relativo ao Ministério da Cultura, que estaria promovendo um “retrocesso” na questão das licenças Creative Commons. “Enquanto isso, o Gabinete Digital (instituído pelo governo do RS) adota não só o Creative Commons, como também usa software livre”, compara. “Estamos esperançosos com o governo estadual, torcendo para que a boa impressão se confirme”.

Seja como for, a oposição à visão única das grandes mídias é inegável. Ao fim do #BlogProgRS, ocorrerá uma manifestação pública, a partir do Parque da Redenção, batizada com o irônico e sugestivo nome PIG Parade. “Não dá para negar que existe um choque, um confronto de ideias”, admite Cris. “Mas é algo que existe em função do conteúdo, a partir da nossa vontade de diversificar e mostrar diferentes pontos de vista. A grande mídia faz o contrário. É só lembrar a bolinha de papel”, argumenta, recordando a suposta agressão ao então candidato José Serra, durante as eleições presidenciais do ano passado, noticiada com grande alarde por boa parte da imprensa brasileira. “Temos que quebrar esse monopólio, garantir que todos os pontos de vista tenham seu espaço”.

As inscrições podem ser feitas na página do #BlogProgRS. A programação do I Encontro de Blogueir@s e Tuiteir@s do Rio Grande do Sul, ainda sujeita a alterações, é a seguinte:

27 de maio, sexta-feira
18h30 — Credenciamento e abertura com autoridades e convidados;
19h30 — Mesa de abertura: As mídias digitais e a democratização da democracia.

28 de maio, sábado
09h00 — Mesa de debates: “A importância estratégica e a viabilização da comunicação digital”;
11h00 — Debate e perguntas de plenário, respostas e considerações da mesa;
12h00 — Almoço;
14h00 — Mesa de debates: “Políticas públicas para comunicação digital”;
16h00 — Oficinas simultâneas;
17h30 — Relatos e experiências de blogs: Salto Alto Futebol Clube, Cultura Crossdresser, El blog de Norelys e Teia Livre.

29 de maio, domingo
09h00 — Debate de plenário sobre o II BlogProg Nacional, elaboração da Carta dos Blogueir@s e Tuiteir@s Gaúch@s;
11h15 — Coffee Break;
11h45 — Deslocamento para o Parque da Redenção;
12h15 — PIG PARADE no Parque da Redenção.

*A agenda poderá ser alterada.

Mesa de abertura

As mídias digitais e a democratização da democracia
Vera Spolidoro — Secretária de Comunicação e Inclusão Digital do Estado do Rio Grande do Sul;

Altamiro Borges — Jornalista, blogueiro (Blog do Miro, http://altamiroborges.blogspot.com/), presidente do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé (http://www.baraodeitarare.org.br/), ativista pela democratização da comunicação, organizador do BlogProg nacional, membro do Comitê Central do PCdoB (Partido Comunista do Brasil) e autor do livro “Sindicalismo, resistência e alternativas”.

Marcelo Branco — Profissional de TI, ativista pela liberdade do conhecimento.

Mesas de debates

A importância estratégica e a viabilização da comunicação digital
Eduardo Guimarães — Blogueiro (Blog da Cidadania, http://www.blogcidadania.com.br/), comerciante, ativista político (presidente do Movimento dos Sem Mídia)

Leandro Fortes — Blogueiro (Brasília, Eu Vi, http://brasiliaeuvi.wordpress.com/). Organizador do BlogProg nacional. Jornalista, repórter da revista Carta Capital. É autor dos livros Jornalismo Investigativo, Cayman: o dossiê do medo, Fragmentos da Grande Guerra e Os segredos das redações. É criador do curso de jornalismo on line do Senac-DF e professor da Escola Livre de Jornalismo.

Gabriela Zago — Jornalista gaúcha e pesquisadora de comunicação e jornalismo nas redes sociais digitais, blogueira (http://www.gabrielazago.com/), doutoranda em comunicação e informação, colaboradora do TwitBrasil e da Wave Magazine.

Luiz Carlos Azenha — Jornalista, blogueiro (Vi o mundo, http://www.viomundo.com.br/), organizador do BlogProg nacional. Foi correspondente internacional da Rede Manchete, do SBT e da Rede Globo. Atualmente, faz reportagens para a Rede Record e é diretor geral do programa Nova África da TV Brasil.

Renato Rovai — Blogueiro (Blog do Rovai, http://www.revistaforum.com.br/blog/). Jornalista, editor da revista Forum.

Políticas públicas para comunicação digital
Cláudia Cardoso — Diretora de Políticas Públicas da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital do Governo do
Estado do Rio Grande do Sul;

Vinícius Wu — Secretário Chefe de Gabinete do Governador do Estado do Rio Grande do Sul, coordenador do Gabinete Digital.

Debatedor: Marco Weissheimer — Jornalista, blogueiro (RS Urgente, http://rsurgente.opsblog.org/), editor da revista eletrônica Carta Maior (http://www.cartamaior.com.br/)

Oficinas simultâneas

Administração e ferramentas para blogs

Tatiane Pires — estudante de ciência da computação na PUC/RS, é programadora e webdesigner, escreve no blog tatianeps.net e colabora no portal Teia Livre (http://www.teialivre.com.br).

Redes Sociais
Mirgon Kayser — Assessor de Organização, Sistemas e Métodos da Fundação Cultural Piratini – TVE/RS e FM Cultura. Blogueiro, autor do Blog do Mirgon (http://blogdomirgon.blogspot.com/).

Relatos e experiências de blogs

Norelys — Islamía (http://islamiacu.blogspot.com/)
Marco Aurélio — Teia Livre (http://www.teialivre.com.br)
Luísa Stern — Cultura Crossdresser (http://www.culturacd.com/)
Roberta Konzen e Quetelin Rodrigues — Salto Alto Futebol Clube (http://saltoaltofutebolclube.wordpress.com/)

~o~

E aqui, de forma típica e bem humorada, a convocação a cargo do Sr. Cloaca e funcionários do CloacaLeaks:


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora