Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
12 de maio de 2011
|
17:53

A linha 2 do metrô de Porto Alegre está confirmada, segundo o Ministério das Cidades

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

A construção da linha 2 do metrô de Porto Alegre deverá começar no ano que vem, garante o Ministério das Cidades. Ao final da reunião desta manhã, em Brasília, o prefeito Fortunati declarou: “Os questionamentos foram respondidos  com tranquilidade, mostramos que temos um projeto operacional que, além de servir para integrar o sistema de transporte em Porto Alegre, integra também a região metropolitana”.

A linha 2 do metrô, ligando o centro da cidade (Esquina Democrática) até a sede da Fiergs  (na zona norte), em um trajeto de quase 15 Km, está orçada em R$ 2,486 bilhões. Com os abatimentos das isenções fiscais, o custo final cai para R$ 1,580 bilhões. O Secretário Nacional de Transportes e Mobilidade Urbana, Luiz Carlos Bueno de Lima, confirmou o metrô para a capital gaúcha. “Tenho certeza que Porto Alegre será contemplada.  O projeto da linha 2 é uma proposta defensável que realmente melhora a qualidade de vida da população”.  Para a Prefeitura a obra deverá iniciar no segundo semestre de 2012 e deverá estar concluída em 2017.

No próximo dia 12 de junho a presidenta Dilma Rousseff vai anunciar as cidades que integrarão o PAC da Mobilidade Urbana. O metrô de Porto Alegre, linha 2, está concorrendo a ter recursos do PAC da Mobilidade Urbana.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora