Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
11 de abril de 2011
|
13:30

Um mês depois do terremoto e do tsunami, outro abalo assusta o Japão

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

Hoje, exatamente 30 dias depois do terremoto de 9 graus na escala Richter que abalou o Japão e deixou milhares de mortos e desaparecidos, novo tremor de terra assustou a todos na mesma região de Fukushima.

Por precaução, autoridades retiraram as pessoas que moram num raio de 40km da usina nuclear de Fukushima. Na própria usina, os funcionários foram retirados imediatamente e a energia elétrica cortada. Porta-voz da Tokyo Electric Power (Tepco) informou que os funcionários foram levados para um prédio especial à prova de terremotos.

O tremor aconteceu às 17h16 ( 5h16 de Brasília), com epicentro a 10km de profundidade, ao sul do município de Fukushima. É a mesma região que há exatamente um mês foi afetada pelo terremoto e tsunami que devastou esta região do Japão. O terremoto foi sentido também em Tóquio, a 170 km do epicentro do abalo.

Antes, os japoneses haviam prestado homenagem aos 28 mil mortos e desaparecidos do maior acidente natural que já atingiu o Japão. O primeiro ministro do Japão, Naoto Kan, publicou nos principais jornais do mundo, nesta segunda-feira, uma carta de agradecimento à ajuda recebida. “Apreciamos sinceramente os testemunhos de amizade que nos enviaram nossos amigos em todo o mundo e quero agradecer a cada nação, a cada organização, e a você mesmo do fundo de nossos corações,” termina a carta do premier.

Com informações do UOL


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora