Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
8 de abril de 2011
|
18:49

Rede TV dá mostras de que vai brigar até o fim pelo campeonato brasileiro

Por
Sul 21
[email protected]
Marcelo Carvalho - Foto: Divulgação/Rede TV

Jorge Seadi

No dia 11 de março a Rede TV foi a única emissora a apresentar proposta pelos direitos de transmissão em TV aberta na licitação promovida pelo Clube dos 13. Por não ter adversária, ficou com os direitos para os anos de 2012 a 2104, pagando R$ 516 milhões por ano.

Enquanto a Rede TV dava seu lance, a Rede Record anunciava sua retirada da concorrência “para não participar de um jogo com cartas marcadas”. Dias antes, a Rede Globo anunciara a mesma medida, e avisou que iria negociar separadamente com cada clube. De fato, até hoje os dirigentes do braço esportivo da emissora carioca negocia com os clubes e já assinou contrato com 12 dos 20 que disputam o brasileiro. A Record prometeu fazer a mesma coisa, conversou com alguns clubes, mas não assinou contrato com ninguém.

Agora a Rede TV, através de  Marcelo de Carvalho, sócio da emissora, diz que vai brigar até o fim pelos direitos que ganhou na licitação. Marcelo definiu as ações da Rede Globo como uma “excrescência” e acrescentou que “se existir um pingo de apreço pela legalidade neste país, essa negociação será declarada inválida”. O argumento de Marcelo é que a Globo concordou com a idéia de uma licitação em 2010, quando assinou um acordo com o CADE.

O sócio da Rede TV diz que a Rede Globo aguardou a proposta de sua emissora para então negociar oferecendo valores maiores. “O que prevaleceu foi uma empresa que, sacanamente, esperou a concorrência terminar, soube o preço pago e foi individualmente atrás de cada clube oferecer um valor maior a eles,” ressaltou Marcelo de Carvalho.

O presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), Fernando Furlan, já disse que se for comprovado que não houve leilão na compra dos direitos de TV, como ficou determinado no ano passado, as negociações da Globo com os clubes será invalidada.

Na verdade, a cada lance desta guerra que envolve bilhões de reais, fica claro que a decisão acabará na Justiça. Como falta mais de um ano para o campeoanto de 2012, a pergunta que o torcedor faz é: quem vai transmitir o campeoanto de 2012? 

Antes de ir aos tribunais, outros lances deste tabuleiro de interesses econômicos serão realizados. No dia 13, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, por exemplo, vai ouvir representantes dos clubes, das emissoras de TV, do clube dos 13 e até da CBF em audiência pública. Marcelo de Carvalho disse que será uma grande oportunidade para o Brasil saber a excrescência que a rede Globo está cometendo. Já os clubes não se mostram muito preocupados com a ação dos senadores, porque não é uma CPI, e a Rede Globo e a CBF têm uma forte representação no Senado e também na Câmara Federal.   

Com informações do UOL


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora