Últimas Notícias>Economia|Noticias
|
5 de abril de 2011
|
12:51

Murilo Ferreira poderá comandar Vale

Por
Sul 21
[email protected]
Murilo Ferreira poderá comandar Vale
Murilo Ferreira poderá comandar Vale

Jorge Seadi

O administrador de empresas Murilo de Oliveira Ferreira, 58 anos, foi indicado para assumir a presidência da Vale do Rio Doce, a segunda maior mineradora do mundo. A indicação de Murilo é do Fundo de Pensão Previ (dos funcionários do Banco do Brasil). Murilo, ex-diretor da própria companhia, deverá ser o susbstituto de Roger Agnelli.

A indicação de Murilo Ferreira surpreendeu o mercado que já contava como certa a posse de Tito Martins no cargo. Tito é uma escolha do Banco Bradesco, maior acionista privado da empresa e que não sofre influência direta do governo federal.

A Vale do Rio Doce vinha sendo dirigida por Roger Agnelli desde 2001 e nestes 10 anos transformou a empresa na segunda maior mineradora mundial. O Fundo de Pensão Previ tem 49% das ações, o Bradesco 21,21%, o BNDES 11,51% e os japoneses da Mitsui outros 18,24% . A soma das ações do fundo de pensão e do BNDES dá ao governo maioria mas não o suficiente para indicar o novo presidente sem a concordância Bradesco porque são necessários 75% dos votos para promover qualquer alteração no comando da mineradora.

O nome de Ferreira ganhou a preferência do Planalto porque a presidenta Dilma Rousseff o conhece desde os tempos em que ela era ministra de Minas e Energia e ele presidia a subsidiária Albras, produtora de alumínio. Além disto, Ferreira é um executivo mais afeito a executar as decisões do Conselho de Administração, praticamente colocado de lado por Roger Agnelli. Murilo de Oliveira Ferreira assume o cargo no dia 22 de maio, um dia após vencer o período de Roger Agnelli.

Com informações da Folha de S.Paulo


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora