Japão revela que 28 “heróis de Fukushima” receberam altas doses de radioatividade

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

O Japão reconheceu para a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) da ONU, que 28 trabalhadores que permaneceram na usina de Fukushima nas atividades de recuperação e manutenção dos reatores receberam grandes doses de radioatividade. Das 300 pessoas que trabalham na usina, atingida pelo terremoto e seguido do tsunami em 11 de março, estes 28 foram os que mais se expuseram à radiação.

No mês passado, dois trabalhadores foram retirados da área dos reatores com as pernas queimadas após entrarem na água contaminada. Além destes dois que foram levados para um hospital especializado no atendimento deste tipo de acidente, o governo do Japão confirma que outras 15 pessoas receberam atendimento médicos e ficaram baixados em hospitais da região.

As autoridades japonesas retiraram amostras de sangue dos trabalhadores para contarem com células de cada um deles para poder recostituir a medula espinhal caso seja necessário transplante. Apesar da gravidade do acidente em Fukushima, igual ao de Chernobyl, as autoridades japonesas afirmam que ninguém morreu por causa da radioatividade.  E a grande maioria dos funcionários que estão fazendo o trabalho de recuperação da usina, segundo a Tepco, são aposentados que trabalharam na própria usina. “São mais experientes e conhecem a usina melhor do que aqueles que trabalham normalmente no local”, explicou a Tokyo Electric Power. A empresa explica que estes trabalhadores usam trajes especiais, máscaras e em alguns casos bombas de oxigênio.

Com informações do El Mundo.es


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora