Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
7 de abril de 2011
|
15:13

Governador entrega ao Ministro da Educação proposta de criação de rede para formação de professores

Por
Sul 21
[email protected]

Stela Pastore/ CDES-RA

O governador Tarso Genro entregará ao ministro da Educação, Fernando Haddad, a proposta do governo de formação de uma da Rede de Colaboração Horizontal que será debatida da Câmara Temática do Pacto Gaúcho pela Educação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS). A proposta prevê a parceria formal entre instituições de Ensino Superior, federais e comunitárias, os Institutos Federais, a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e o Estado para a capacitação e formação de profissionais da educação, jovens e trabalhadores.

A atividade ocorre, hoje (7), às 12h30, no Palácio Piratini, quando o governador e o ministro também assinarão um termo de compromisso na área da Educação. Integrantes do Conselho e o secretário executivo do CDES, Marcelo Danéris, participam do ato.

O objetivo de entregar a proposta a Haddad deve-se ao fato da Rede contemplar a parceria com institutos e universidades federais, necessitando do conhecimento e aquiescência para a assinatura desta cooperação. A intenção é de que esta rede seja formada em 45 dias, possibilitando maior acesso aos professores da rede pública para qualificação em diferentes áreas.

A formação desta Rede é uma das propostas em debate na Câmara Temática do Pacto Gaúcho da Educação, que iniciou os trabalhos nesta quarta-feira, congregando 30 dos 90 integrantes do CDES. O Comitê Gestor do Conselhão já enviou ao governador Tarso Genro um recomendação solicitando que o tema qualidade da Educação seja tema prioritário para o Executivo e que seja deflagrado um debate na sociedade buscando mudar o quadro no RS, que perdeu nas últimas décadas as destacada posição de estado com bons índices neste tema.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora