Notícias
|
26 de abril de 2011
|
16:00

Com lançamentos, editora Artes e Ofícios comemora 20 anos de atividades

Por
Sul 21
[email protected]



Maristela Bairros e Milton Ribeiro

A editora gaúcha Artes e Ofícios completa, em 2011, 20 anos de atividades anunciando sua entrada na área de tradução de clássicos com Bola de Sebo e Contos, de Guy de Maupassant. Além do lançamento de 20 títulos, como Fúria Nórdica – Sagas Vikings, de Carmen Seganfredo e A.S. Franchini, Três Cidades Perto do Céu, de Luciana Tomasi, Domingo para Sempre e Outras Histórias de Nunca Mais, de Celso Gutfreind, A Cartomante, de Machado de Assis, e Menino com Pássaro ao Ombro, de Sérgio Napp, a editora organiza um seminário voltado para formação de leitores, com coordenação da professora Regina Zilberman, e finaliza projeto cultural e educacional que vai ampliar sua área de atuação. O seminário está agendado para outubro e contará com a edição de Artes e Ofícios da Leitura, livro comemorativo às duas décadas da editora.

Sediada em Porto Alegre e com 280 títulos publicados, a Artes e Ofícios, dirigida por Luis Fernando Araújo, tem, entre seus autores, Luis Fernando Verissimo, Mario Quintana,  Moacyr Scliar e Rosely Sayão.  Com obras de literatura, variedades, ensaios, guias e memórias de viagem, nos últimos anos a editora vem investindo fortemente em projetos editoriais para crianças e jovens, que são o público-base do seu programa Divulga Leitura, objetiva a formação de leitores de literatura e que tem nas escolas e professores seu principal parceiro. A Artes e Ofícios é, igualmente, uma das mantenedoras da Fundação Nacional do Livro Infanto Juvenil.

Responsável pela publicação de best-sellers como a série Traçando (New York, Paris, Porto Alegre, Roma, Japão e Madrid), de Luis Fernando Verissimo, a Artes e Ofícios registra várias premiações regionais, como o mais recente Açorianos, da Prefeitura de Porto Alegre, recebido por Pedro Malazarte e a Arara Gigante, de Jorge Furtado, e indicações ao Jabuti, como Do Coração de Telmah, de Luís Dill, finalista em 2010.

O próximo livro a ser lançado pela editora Artes e Ofícios, no dia 30 de abril, às 17h, na Palavraria (Rua Vasco da Gama, 165, Porto Alegre), é Guy de Maupassant – O Horla – A Cabeleira – A Mão – O Colar. Na ocasião, haverá um encontro com as organizadoras e tradutoras Paola Felts Amaro e Adriane Sander sobre o tema Contos franceses do século XIX para jovens brasileiros do século XXI. Com esta obra, a editora traz de volta, para o leitor brasileiro (em especial, o jovem leitor), o autor francês que retratou de forma realista a Paris do século 19, e inspirou mais de 200 títulos de cinema e TV. O livro (112 páginas, R$ 27,00) lança uma nova coleção da editora Artes Ofícios, que, comemorando seus 20 anos, investe na tradução de clássicos.

Guy de Maupassant (1850-1893) foi um fundamental novelista, contista e poeta francês. Ao lado de Anton Tchékhov, foi um dos maiores contistas de todos os tempos. Sua obra é conhecida por retratar situações psicológicas e fazer crítica social com técnica naturalista. Deixou grande obra, com destaque para 300 contos, muitos dos quais se tornaram mundialmente conhecidos, como Bola de Sebo, O Colar, Uma Aventura Parisiense, Mademoiselle Fifi, Miss Harriett e O Horla. Era grande amigo de Gustave Flaubert — que o orientou no começo da carreira — e também dos grandes escritores realistas e naturalistas da época, como Émile Zola e o russo Ivan Turguênev.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora