Noticias|Últimas Notícias>Política
|
18 de abril de 2011
|
19:01

Abril Vermelho do MST: 70 fazendas e 13 sedes do Incra ocupadas no país

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

O “Abril Vermelho”, jornada de lutas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), completou 17 dias neste mês de abril com a ocupação de 70 fazendas e 13 sedes do Incra  (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em 17 estados e no Distrito Federal. De acordo com o MST, 18 mil famílias participaram das invasões.

Os manifestantes do MST também participaram de atos, debates, marchas e bloquearam estradas.  O MST reinvindica o assentamento de 100 mil famílias acampadas por todo o país, um planejamento de assentamentos até 2014, a ampliação do crédito rural aos assentados, a renegociação de dívidas e investimentos públicos em infraestrutura em áreas da reforma agrária — construção de casas, escolas, hospitais, implementação de saneamento básico e criação de agroindústrias.

O movimento “Abril Vermelho” relembra o massacre de Eldorado dos Carajás, quando 19 sem-terra foram mortos pela Polícia Militar do Pará em 17 de abril de 1996. O MST também utiliza o Abril Vermelho para fazer campanha contra o uso do agrotóxicos nos alimentos que, segundo o MST, envenenam a população brasileira. Os sem-terra também fazem propaganda contra a aprovação do novo código florestal e pelo fim do desmatamento.

O secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho prometeu dar uma posição ao MST até o dia 2 de maio.

Com informações do UOL


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora