Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
25 de março de 2011
|
18:01

Trabalhadores de usina nuclear do Japão ficarão quatro dias em observação

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

Os operários que trabalharam na usina de Fukushima e foram contaminados com altos índices de radioatividade quando tiveram contato com a água dos reatores, ficarão quatro dias em observação. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (25) pela Agência Internacional de Energia Atômica (AEIA) em Viena.

A agência informou ainda que desde ontem (24) os trabalhos no reator 3 da usina estão paralisados. Foram interrompidos quando se constatou a contaminação dos três trabalhadores. “Os três operários eram trabalhadores contratados que estavam conectando cabos no edifício de turbinas da unidade 3. Em dois dos três foi constatada alta radioatividade em seus pés e pernas”, ressaltou a agência.

A AEIA explica na nota que os operários foram submetidos à monitoração no hospital da Universidade de Fukushima e depois transferidos ao Instituto Nacional de Ciências Radiológicas do Japão onde devem permanecer em observação nos próximos 4 dias.

Segundo a agência, inicialmente foi cogitado de que os indicadores dos níveis de radiação não estivessem funcionando normalmente e, por isso, eles continuaram trabalhando. No entanto, os medidores estavam corretos e a agência nuclear do Japão determinou que a Tokyo Electric Power Company revise imediatamente o sistema de controle de radiação para evitar problemas similares.

Com informações do Terra


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora