Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
11 de março de 2011
|
21:01

São Lourenço do Sul recebe donativos. Estradas continuam interditadas

Por
Sul 21
[email protected]
São Lourenço do Sul recebe donativos. Estradas continuam interditadas
São Lourenço do Sul recebe donativos. Estradas continuam interditadas

Eduardo Seidl/Palácio Piratini

Rui Felten

O nível d’água já voltou ao normal em São Lourenço do Sul, de acordo com informação da Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, depois da enchente de 3 metros de altura causada pelo transbordamento do Arroio São Lourenço. No Ginásio de Esportes do Clube São Lourenço, permanecem 350 pessoas desabrigadas, e outros 2 mil desalojados foram acolhidos em casas de parentes ou amigos. Sete mortes e um desaparecimento estão confirmados. O governador Tarso Genro foi ao município nesta sexta-feira (11), reuniu-se com o prefeito José Nunes e anunciou a autorização de uma linha emergencial de crédito de R$ 50 milhões do Banrisul, para beneficiar pessoas físicas e empresas que precisem de recursos financeiros para reconstruir o patrimônio perdido.

Mesmo com a cidade já sem inundação, a Defesa Civil recomenda a quem foi resgatado de suas moradias que só retorne se houver certeza de que não existe risco de desabamentos. O órgão auxilia nas vistorias e no levantamento de estragos. Seis helicópteros – dois da Brigada Militar, dois da Força Aérea Brasileira (FAB) e dois da Polícia Rodoviária Federal – estão sendo utilizados nos serviços de ajuda à população. O trabalho conta também com 12 embarcações, cedidas pelo Grupamento de Fuzileiros Navais, pela Marinha, pelo Corpo de Bombeiros e pelo Comando Ambiental da Brigada Militar. A Defesa Civil mantém no local uma equipe de seis pessoas e duas viaturas.

Nesta sexta-feira, foram levados para São Lourenço mil litros de água, 500 cestas básicas, 505 colchões e 200 kits dormitórios (contendo lençóis, travesseiros e fronhas). O material foi retirado do estoque pertencente à Defesa Civil. Outros donativos são recebidos agora no Armazém A-7 do Cais do Porto de Porto Alegre – entrada pela Avenida Mauá, no Centro. As necessidades, neste momento, são água potável, alimentos não-perecíveis e produtos de higiene. Para doações em dinheiro, a prefeitura de São Lourenço abriu no Banrisul (agência 0870) a conta número 04.029170.

Ao visitar a cidade, o governador Tarso Genro percorreu vários locais atingidos pelo dilúvio. “Viemos trazer uma palavra de conforto e ânimo à comunidade. Desde o começo, o Estado teve uma intervenção forte na ajuda aos desabrigados, por meio da Brigada Militar, Casa Militar e Instituto de Identificação, o que deixa os gaúchos muito orgulhosos do papel de suas corporações”, afirmou. Acompanhado do futuro presidente do Banrisul, Túlio Zamin, do presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde, da deputada estadual Miriam Marroni, e do chefe da Casa Militar e coordenador de Defesa Civil, coronel Leandro Ribeiro da Fonseca, Tarso disse que que recebeu, pela manhã, um telefonema da presidenta Dilma Rousseff oferecendo apoio do governo federal no que for necessário.

Rodovias

Equipes da Ecosul trabalham para que o tráfego venha a ser retomado no Km 469 da BR-116 em São Lourenço do Sul, onde parte da ponte sobre o Arroio Passo do Pinto foi destruída. Já está em construção um desvio de aproximadamente 80 metros pela lateral da rodovia. Serão utilizadas pelo menos 5 mil toneladas de pedras. Mais de 150 pessoas trabalham na obra, segundo a Ecosul. Na rota alternativa pela BR-392, a sinalização foi reforçada. E no trecho do Km 471, na ponte sobre o Arroio Viúva Teresa, o trânsito está livre em meia pista. A previsão é de que essas estradas já possam estar operando normalmente a partir da próxima terça-feira (15) – o que vai depender das condições do tempo.

A ERS-265, que havia sido liberada no final da tarde dessa quinta-feira, entre Canguçu e São Lourenço do Sul, foi novamente bloqueada pelo Daer nesta sexta, entre as localidades de Herval e Boa Vista, em razão das chuvas na região. Os funcionários da 7ª Superintendência Regional do órgão, com sede em Pelotas, só poderão concluir a patrolagem quando o tempo ficar estável. O Daer adverte que não há rota alternativa pela ERS-265. Quem for de Porto Alegre a Pelotas pode optar pela BR-290, RSC-471 ou BR-392.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora