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23 de março de 2011
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21:50

Projeto do metrô de Porto Alegre será cadastrado no PAC Mobilidade até a próxima segunda

Por
Sul 21
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Ramiro Furquim/Sul21

Rachel Duarte

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, pretende concluir o cadastramento das obras prioritárias para o município no PAC Mobilidade até a próxima segunda-feira (28). Em entrevista coletiva, nesta quarta-feira (23), antes de palestrar no Tá na Mesa da Federasul, o prefeito reforçou a sua determinação em obter recursos para a construção do metrô de Porto Alegre. “Nós estamos atendendo todas as diretrizes do governo federal. Esperamos que (a decisão sobre) esta obra saia no dia 12 de junho”, disse, referindo-se à data em que o Ministério das Cidades anunciará quais obras receberão recursos do PAC.

Apesar de a decisão do governo federal sair apenas em junho, o prazo final para o cadastramento dos municípios que pretendem concorrer aos recursos federais é 13 de abril. Fortunati acompanha os estudos técnicos que estão sendo feitos para viabilizar a construção do metrô e estima concluir o cadastramento de Porto Alegre até a próxima segunda-feira. Ele explicou que a contribuição do governo federal será apenas alocar recursos.

O prefeito explicou que técnicos da administração municipal trabalham no desenvolvimento da modelagem financeira do projeto básico da obra, dividido em duas propostas. “Temos dois modelos de trajeto. Temos de nos definir por um. Conseguimos estabelecer a modelagem que contempla totalmente as diretrizes exigidas pelo governo federal. O Plano 1 é de R$ 2,1 bilhões e o Plano 2, de R$ 2,4 bilhões”, disse. Para Fortunati, o projeto com mais possibilidades de execução em tempo para a Copa do Mundo de 2014, seria o Plano 2. Mas, ele ainda estuda se este Plano atenderia as exigências da FIFA.

Prefeito acredita que metrô pode ficar pronto em quatro anos. by Sul21

BRTs, solução para os gargalos

Ainda em relação à mobilidade urbana, o prefeito falou do projeto dos BRTs (Bus Rapid Transit) e sobre a interligação com o metrô. “Estamos casando o sistema de transporte coletivo em ônibus como fonte abastecedora do metrô de Porto Alegre, mas o preço da passagem terá que ser compatível, sem onerar os custos de integração para o passageiro”, explica. A integração permitiria o deslocamento de Porto Alegre a Cachoeirinha, Alvorada, Guaíba e toda a região do Vale dos Sinos, desafogando 55% do fluxo do Centro da capital.

Segundo Fortunati, os BRTs (Bus Rapid Transit) e a interligação dos meios de transportes públicos representam a melhor forma de solucionar os gargalos do trânsito. “A única saída é investir em transporte de massa, a exemplo do que as grandes cidades da Europa têm feito”, afirmou.

O prefeito José Fortunati disse aos jornalistas e reiterou aos empresários da Federasul que aguarda a autorização do governo federal para a liberação da área do Cais Mauá, a fim de executar, juntamente com o governo estadual, a revitalização da área. O projeto, que está sendo acompanhado desde o seu início por uma comissão da Federasul, está entre as obras que a capital gaúcha vai ganhar com a Copa do Mundo.

Ao desenvolver o tema de sua palestra, “Nossa Porto Alegre: a cidade do presente e do futuro”, o prefeito fez um apanhado de ações já implantadas e projetos que o executivo municipal pretende investir daqui para frente. Ele ressaltou a importância de investimentos na área da saúde destacando a inauguração de quatro novas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), e a reabertura dos Hospitais Independência e Luterano, ainda em 2011. Entretanto, Fortunati defende que os problemas de saúde na capital só serão resolvidos se o governo do Estado investir mais no interior, já que de cada 10 pacientes atendidos em Porto Alegre, 5,5 são moradores de outras cidades.

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Impacto da Copa

Além do metrô de Porto Alegre, o prefeito José Fortunati precisa dar conta de uma série de obras, destinadas à Copa do Mundo de 2014, segundo exigências da FIFA. Entre elas estão o novo sistema viário da Terceira Perimetral, o prolongamento da Avenida Severo Dullius, a qualificação do entorno da Rodoviária e a duplicação da Avenida Tronco, que permitirá uma nova rota e alternativa de deslocamento à Zona Sul. Nesta, existe a necessidade de remoção de 1,5 mil famílias e um apontamento do Tribunal de Justiça quanto ao atraso no processo licitatório. Segundo o prefeito José Fortunati, o atraso deve-se a um embargo do levantamento socioeconômico das famílias que serão reassentadas. “O Ministério Público fez um apontamento a Prefeitura e levou cinco meses para liberar a realização do levantamento”, justificou.

O projeto da avenida Tronco terá 3,4 quilômetros de sua extensão duplicados, com duas pistas de rolamento, em cada sentido — da Av. Dr. Carlos Barbosa até a Av. Icaraí. A obra prevê também a construção de ciclovia e corredor de ônibus. A proposta é que a avenida sirva como alternativa de deslocamento à zona sul da capital gaúcha. No período da Copa, ela absorverá o tráfego de veículos que normalmente utilizam duas outras avenidas (Edvaldo Pereira Paiva e Padre Cacique), que serão interrompidas ao tráfego durante os jogos.

A maioria das obras que envolvem a preparação de Porto Alegre para a Copa do Mundo só sairão do papel a partir de 2012. Algumas ainda estão sem previsão ou tempo de execução. Apenas em andamento está a duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, a Beira-Rio. No local, as obras avançam nos trechos correspondentes à Avenida Ipiranga em direção ao Beira-Rio e entre as Avenidas Ipiranga e Aureliano de Figueiredo Pinto.


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