Notícias
|
25 de março de 2011
|
10:00

Novo Hamburgo terá a maior casa de espetáculos do Rio Grande do Sul

Por
Sul 21
[email protected]

Rui Felten

Teatro Feevale vai colocar a Região Metropolitana na rota dos grandes espetáculos nacionais. Foto: Ramiro Furquim/Sul21

O Vale do Sinos vai abrigar, a partir de outubro, a maior casa de espetáculos do Rio Grande do Sul em capacidade de público. Em fase de construção no campus da Feevale, em Novo Hamburgo, e com o término das obras previsto para 30 de junho, o novo teatro terá 20 mil metros quadrados e poderá receber até 1.805 espectadores, acomodados entre a plateia baixa, plateia alta, cinco camarotes (com 29 lugares cada um) e o mezanino. Para pessoas com necessidades especiais, foram projetados 22 espaços adequados.

O palco, em estilo italiano, terá 600 metros quadrados, com 16 metros de comprimento por 8 metros de altura e 15 metros de profundidade. Antes de ser inaugurado, o local passará por um período de testes, entre junho e agosto. E em setembro, deverá ser utilizado para solenidades de formatura da universidade. O investimento, de R$ 35 milhões, é bancado em parte por recursos próprios da Feevale, de outra parte pela  Opus Promoções e contará ainda com financiamento.

Prefeito Tarcísio Zimmermann (D) com o arquiteto Einsfeldt - Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Localizado à margem da RS-239, o Teatro Feevale terá também salão para exposições e festas, um restaurante panorâmico para até 200 pessoas e estacionamento com 550 vagas. “Este teatro vai colocar a região na agenda dos grandes espetáculos nacionais e movimentar a economia”, disse o presidente do Conselho Deliberativo da mantenedora da universidade, a Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), Argemi Machado de Oliveira, nesta quinta-feira (24), quando convidados e jornalistas conheceram o projeto – assinado pelo arquiteto Alan Astor Einsfeldt –  e visitaram as obras.

O potencial econômico da nova casa de espetáculos foi destacado também pelo prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann. “A cidade tem uma tradição cultural muito grande, que agora se consolida, nesta parceria com a Opus, num empreendimento que, além de cultura, vai gerar desenvolvimento”, afirmou.

Ousadia

Reitor Ramon Fernando da Cunha - Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Como contou o reitor Ramon Fernando da Cunha, a construção do teatro teve origem na intenção de dotar a universidade de uma área mais ampla e confortável para a realização de eventos internos – entre eles, as cerimônias de formaturas. Mas o interesse da população pelo programa Cultura no Campus, com o qual a Feevale oferece atividades culturais para a comunidade, mostrou que a iniciativa poderia ser mais ousada.

Este é o sétimo empreendimento do gênero a ter investimento da Opus Promoções, empresa gaúcha que atua há 35 anos na promoção e produção de peças teatrais e shows musicais. Há sete anos, a Opus decidiu apostar também na administração de teatros. Foi uma experiência pioneira no Brasil para uma produtora de espetáculos. Além de Porto Alegre, onde é parceira do Teatro do Shopping Bourbon Country e lidera a recuperação do Auditório Araújo Vianna, a empresa gerencia o Teatro Bradesco, em São Paulo, e inaugurou em Natal, no Rio Grande do Norte, o Teatro Riachuelo, junto com o Grupo Guarapes. “É um orgulho”, disse o presidente da Opus, Carlos Konrath. Só em Porto Alegre, a produtora já colocou nos palcos cerca de 2 mil atrações cênicas e mais de 4 mil shows.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora