Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
18 de março de 2011
|
18:09

Justiça Eleitoral convoca 6 milhões para registro biométrico

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

Nas próximas eleições municipais, em outubro de 2012, seis milhões de brasileiros serão identificados nas seções eleitorais pela impressão digital. Não precisarão do título de eleitor para votar. Nas próxima semanas, a Justiça Eleitoral vai convocar os eleitores de todos os municípios de Alagoas e Sergipe, de seis cidades de Pernambuco (Aliança, Caruaru, Catende, Macaparena, Sanharó e Vicência), de Curitiba, Goiânia e das cidades paulistas de Jundiaí e Itupeva para comparecerem em cartórios e em postos de atendimento para a coleta de impressões digitais.

O prazo para que o eleitor compareça aos postos e cartórios ainda não foi definido pela Justiça Eleitoral, mas se prolongará por alguns meses, exatamente como aconteceu com os eleitores de Canoas antes das eleições de outubro do ano passado. O certo é que o prazo será nos próximos 3 meses. No segundo semestre, a Justiça Eleitoral definirá outros municípios. Quem não comparecer terá o título cancelado.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a expectativa é que nas eleições de 2012 mais de 10 milhões de brasileiros possam ser identificados, na hora de votar, por suas impressões digitais. E este recadastramento será a primeira etapa para que todo o cidadão brasileiro receba o Registro de Identificação Civil (RIC) que vai substituir a carteira de identidade, o CPF e o titulo de eleitor. O ministro presidente do TSE, Ricardo Lewandowski disse que “esses eleitores recadastrados terão prioridade para receber a nova identidade”.

Com informações do UOL


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora