Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
22 de março de 2011
|
17:58

Inicia a quarta operação de resgate do voo da Air France que caiu no Atlântico

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

Começou hoje (22) a quarta tentativa de recuperação das caixas-pretas do Airbus da Air France que caiu, em junho de 2009, no Oceano Atlântico, matando 228 pessoas. Nesta etapa, bancada pela Airbus e Air France (US$ 12,5 milhões), serão utilizados 3 submarinos  robôs — dois americanos e um alemão — com 4 metros de comprimento, 800 kg de peso, podem alcançar 4 mil metros de profundidade e possuem sensores que podem detectar qualquer material do avião.

A terceira fase de busca dos destroços foi encerrada em maio de 2010, sem sucesso. Nas etapas anteriores, foram resgatados apenas 50 corpos e 3% das partes da aeronave.

A equipe do Birô de Investigações e Análises ( BEA) do governo francês será auxiliada por técnicos americanos  do Woods Hole Oceanographic Institution — a maior  instituição oceonográfica privada do mundo.

Esta fase que está começando hoje tem prazo até julho para localizar peças. Caso as peças sejam encontradas, começará a quinta etapa — a da retirada dos destroços — bancada pelo governo da França. Segundo o diretor do BEA, Jean-Paulo Troadec, o grande objetivo desta etapa é localizar as caixas-pretas. Só com este equipamento será possível saber com exatidão o que provocou o acidente.

Com informações do UOL


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora