Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
10 de março de 2011
|
19:09

Governo do Estado acompanha operações de salvamento em São Lourenço do Sul

Por
Sul 21
[email protected]
Governo do Estado acompanha operações de salvamento em São Lourenço do Sul
Governo do Estado acompanha operações de salvamento em São Lourenço do Sul

PRF/RS

Rui Felten

Os serviços de resgate e de recuperação em São Lourenço do Sul, em conseqüência da enxurrada que alagou o município, serão acompanhados, nesta sexta-feira (11), pelo governador Tarso Genro. Mais de 300 famílias ficaram ilhadas. A BR-116, entre Porto Alegre e Pelotas, e a ERS-265, na localidade de Vila Boa Vista, estão bloqueadas. Para quem precisa viajar à Capital, a alternativa é a BR-290. De acordo com a Defesa Civil do Estado, que trabalha no salvamento de pessoas desde a madrugada desta quinta-feira, a inundação chegou a até 3 metros de altura e deixou metade da cidade – principalmente a região central – debaixo d’água.

Até as 20h15min desta quinta, estavam notificadas pela Defesa Civil oito mortes. Afonso Beiersdorf, de 80 anos, que teve um infarto enquanto era resgatado, e Marlene Moraes, de 76 anos, que não conseguiu abandonar a moradia a tempo, porque tinha dificuldades para se locomover, foram os primeiros nomes confirmados. No município de Turuçu, também afetado pela enchente, que alcançou 1 metro, 200 pessoas tiveram de ser removidas para o ginásio municipal durante a noite, mas puderam voltar para casa no final da manhã.

Dois helicópteros da Brigada Militar, colocados à disposição pelo governo do Estado, passaram a ser utilizados no socorro às vítimas. Outra aeronave, deslocada de Santa Maria para São Lourenço do Sul e preparada especialmente para salvamento, foi cedida pelo 5º Comando Aéreo Regional (Comar), com sede em Canoas. O pedido de auxílio foi feito pelo próprio governador ao major-brigadeiro-do-ar Nivaldo Luiz Rossato. Também a Força Aérea Brasileira (FAB) enviou um helicóptero. Por parte da Defesa Civil, foram solicitadas mais aeronaves ao 5º Distrito Naval de Rio Grande, que confirmou a cedência.

O dilúvio foi causado pelo transbordamento do Arroio São Lourenço. Desde as 6h da manhã desta quinta-feira, as operações de socorro foram acompanhadas pelo vice-governador Beto Grill. Muitas pessoas tiveram de se proteger nos telhados das casas até serem retiradas pelas equipes de busca. Segundo o subchefe estadual da Defesa Civil, major Oscar Luis Moiano, entre duas a três pessoas eram resgatadas ao mesmo tempo por cestos presos às aeronaves.

Elas foram levadas para uma área de atendimento médico montado em um campo de futebol, no Centro, e as que estavam em situação mais grave foram conduzidas de helicóptero para hospitais de Pelotas e Camaquã. Pessoas desabrigadas foram acomodadas no Ginásio de Esportes do Clube São Lourenço.

Com informações do Governo do Estado


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora