Noticias|Últimas Notícias>Política
|
23 de março de 2011
|
14:48

Governo brasileiro prepara retomada da campanha pelo desarmamento

Por
Sul 21
[email protected]
Governo brasileiro prepara retomada da campanha pelo desarmamento
Governo brasileiro prepara retomada da campanha pelo desarmamento
Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, foi o entrevistado do programa 'Bom Dia Ministro', nesta terça-feira (22/3). Foto: Elza Fiúza/ABr

Ciente que a campanha pelo desarmamento no país é instrumento eficaz na redução de homicídios, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse em entrevista ao programa ‘Bom Dia, Ministro’, nesta quarta-feira (23), que o governo prepara a retomada do desarmamento. Durante a entrevista, transmitida pela Rádio Nacional com a participação de outras emissoras brasileiras, Cardozo considerou importante a parceria entre os governos federal, estaduais e municipais no combate à criminalidade e destacou que ações contra o crime organizado passam também pelo combate à corrupção policial.

No programa, o ministro da Justiça afirmou que o consumo do crack é um dos maiores problemas e explicou que o enfrentamento se dá com a repressão, mas também com a prevenção e o tratamento dos viciados. Nisso, conforme explicou, a parceria com o Ministério da Saúde tem sido importante. Cardozo assegurou também ser necessário obter dados mais atuais que mostrem a violência no país para que o governo possa atuar de imediato. Segundo destacou, a base de dados para a elaboração do ‘Mapa da Violência 2011‘ tem defasagem de quatro anos.

José Eduardo Cardozo no “Bom Dia Ministro” – 23/03 por Sul21

“Isso é terrível, pois é possível que a situação tenha piorado ou melhorado. Precisamos aperfeiçoar o sistema de informação que permita acompanhamento on line. Não é fácil. No caso de cidades como Marabá, por exemplo, precisamos ter diagnósticos para decidirmos políticas repressivas,” disse o ministro.

Cardozo deu como exemplo a operação que aconteceu no Rio, que contou com a participação da Polícia Federal, no desmonte da quadrilha que agia no setor de segurança pública do estado. “Ações ofensivas como ocorreu no Rio. Em algumas cidades vamos ter que fazer isso; noutras, teremos a elevação da presença do Estado”, explicou.

Durante o programa, Cardozo buscou dar ênfase ao combate ao tráfico de drogas, ao plano de redução dos homicídios e ao tráfico de pessoas. Segundo ele, trata-se de outro tema que vem merecendo acompanhamento constante do governo. Ainda na entrevista, o ministro da Justiça manifestou-se favorável a mudanças na Lei de Execuções Penais.

*Informações do Blog do Planalto


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora