Noticias|Últimas Notícias>Política
|
31 de março de 2011
|
17:55

Estudantes gaúchos seguem mobilizados pela qualidade da educação

Por
Sul 21
[email protected]

Rachel Duarte

Mais de 200 estudantes em protesto nesta quinta, no Palácio Piratini.

Embora o ministro da Educação, Fernando Haddad tenha declarado que o corte de R$ 3,1 bilhões do Orçamento da União destinado à pasta não irá afetar o desenvolvimento das políticas públicas na área, os estudantes estão questionando a redução dos recursos. A educação está entre os três maiores cortes anunciados pelo Ministério do Planejamento no início do governo Dilma e está gerando manifestações nas ruas do país. Nesta quinta-feira, 31, um grupo de mais de 200 jovens do Rio Grande do Sul foram pela segunda semana consecutiva ao Palácio Piratini protestar ao governador Tarso Genro (PT).

O coro da juventude era de descontentamento com o corte e em defesa das bandeiras já assumidas pelos movimentos de estudantes em todo o país: 10% do PIB e 50% do fundo social do Pré-sal para a educação. O principal grito de guerra era “quem não pula é governista”, sinalizando a postura dos manifestantes que pulam nas ruas entoando palavras de ordem.

Representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), União Estadual dos Estudantes (UEE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), das juventudes do PSTU e PSOL e alguns estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs)  receberam o apoio de alguns vereadores e da presidente do Cpers/Sindicato, Rejane de Oliveira. Em cima do carro de som, ela discursou em favor das causas dos estudantes e salientou a importância da união dos movimentos sociais para consolidar uma força política que enfrente os governantes. “Nós fomos para rua pedir o fim do governo Yeda Crusius (PSDB) e auxiliamos a eleger o governo Tarso. Estar aqui em frente ao Palácio agora é reforçar nosso papel de sindicatos e movimentos livres”, gritou.

Ao final do manifesto, o grupo de lideranças foi recebido pela assessora de Movimentos Sociais do governo gaúcho, Ariane Leitão. O mesmo já havia ocorrido na manifestação do dia 24 de março, quando os alunos salientaram também a pauta de reivindicações para o ensino gaúcho. A juventude local quer aumento das bolsas da Fapergs, uma casa estudantil, a recuperação da Universidade Estadual do RS (Uergs) e um Plano Estadual de Assistência Estudantil.

59º CONEG

Com o tema “Educação tem que ser 10 — Por um Plano Nacional de Educação (PNE) a Serviço do Brasil”, jovens de todo o Brasil se reunirão nos dias 08,09 e 10 de abril, no 59º Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG). Estão previstas que mais de 500 lideranças estudantis irão elaborar uma plataforma política a ser apresentada ao conjunto da sociedade em defesa dos 10% do PIB e 50% do fundo social do Pré-sal para a educação. O encontro será na Universidade Paulista (UNIP), Campus Paraíso (R.Apeninos, 267, Vergueiro), em São Paulo.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora