Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
3 de março de 2011
|
15:39

Estudante de Direito pede habeas corpus a homem que atropelou ciclistas em Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]

Ricardo Neis
Ricardo Neis

Rui Felten

O advogado Jair Jonco, que defende Ricardo José Neis, de 47 anos, indiciado pelo atropelamento de ciclistas que participavam da manifestação Massa Crítica na última sexta-feira, em Porto Alegre, foi surpreendido, nesta quinta-feira (03), pelo pedido de habeas corpus a favor do acusado que deu entrada na Justiça a pedido do estudante de Direito Antônio Goya Martins Costa. Com 21 anos, ele é estagiário da Defensoria Pública. No site de relacionamento Facebook, o rapaz manifesta indignação com o juiz responsável pelo deferimento da prisão preventiva de Neis. Ele diz não concordar com a antecipação de uma pena e que não há razão que justifique a prisão antes da sentença. E cita um artigo segundo o qual o cidadão só pode ser privado do direito de ir e vir “por sentença transitada em julgado”.

O pedido de prisão preventiva de Neis foi acatado pela juíza Rosane Ramos de Oliveira Pinto na última terça-feira (1º). Logo depois, ele internou-se no Hospital Parque Belém, na Zona Sul de Porto Alegre, onde passou a ser acompanhado pelo psiquiatra Hugo Albert Horlle. Desde a manhã dessa quarta-feira (02), ele passou a ter a custódia do Grupamento de Operações Especiais (GOE) no hospital, de onde só poderá sair com liberação médica, segundo o psiquiatra, por estar abalado emocionalmente e em risco de atentar contra a própria vida.

O atropelamento dos ciclistas ocorreu por volta das 19h da última sexta-feira, na esquina das ruas José do Patrocínio e Luiz Afonso, durante o evento mensal promovido pela Massa Crítica. Segundo testemunhas, os ciclistas foram atingidos por um Golf dirigido por Neis, que seguia o grupo desde o início da José do Patrocínio. Um desentendimento e uma pequena colisão teriam ocasionado a agressão. O movimento da Massa Crítica é pacífico e reúne pessoas para pedalar pelas ruas da cidade. Integrantes preparam um ato nacional para o próximo dia 25, data em que o episódio estará completando um mês. Além de Porto Alegre, haverá protestos em São Paulo, Curitiba, Recife e no Rio de Janeiro. Nessa terça-feira (1º) à noite, cerca de 2 mil pessoas participaram de um protesto contra a violência sofrida pelo grupo de ciclistas, em ruas da região central de Porto Alegre.

Dos cerca de 15 ciclistas atropelados, oito precisaram ser atendidos no Hospital de Pronto Socorro. Um deles, Ricardo Mattes Ambus, de 23 anos, que sofreu ferimentos em um dos braços e na cabeça, voltou a ser internado nessa quarta-feira (02). Conforme informa o hospital, ele está em estado regular, sem previsão para ser liberado.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora