Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
23 de março de 2011
|
13:49

Em Tóquio, as crianças estão proibidas de beber água da torneira

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

O aumento do nível de radiação na água distribuída nas torneiras de Tóquio tornou-a imprópria para crianças. A radiação encontrada na água corrente de Tóquio está atingindo cinco subúrbios da capital japonesa. As autoridades encontraram uma concentração de iodo de 210 becquerel por litro d’água quando o máximo permitido para crianças é de 100 bequerel por litro. Para adultos o limite é de 300 becquerel por litro, segundo o Ministério de Educação e Ciência do Japão.Um funcionário da prefeitura de Tóquio recomendou que não se dê água da torneira para as crianças beberem.

A recomendação atinge 23 bairros da capital japonesa e outras cinco cidades vizinhas como Musashino, Machide, Tama, Mitaka e Iniagi. O prefeito de Tóquio, Shintaro Ishihara, pediu calma aos moradores da cidade e afirmou que a medição do nível de iodo está sendo realizada constantemente. A contaminação da água foi provocada pela avaria que sofreu a usina nuclear de Fukushima, a apenas 250 km de Tóquio.

Resfriamento

Engenheiros, técnicos e autoridades japonesas continuam trabalhando para esfriar os reatores da usina de Fukushima. Apesar de terem religado a energia elétrica nos seis reatores, os técnicos tiveram que interromper o trabalho depois que foi constatado que o reator número 1 chegou a 400ºC. Além disso, o reator número 2 está com altos níveis de radiação, o que também está impedindo a continuação dos trabalhos de resfriamento, segundo informou porta-voz do Conselho de Segurança Nuclear do Japão, Hidehiko Nishiyana.

Alimentos contaminados

Se não bastasse a contaminação da água corrente, os japoneses estão enfrentando também a contaminação de alimentos. Nas últimas horas foram verificados aumentos de radiação em alimentos verdes, principalmente procedentes da região afetada primeiro pelo terremoto, depois pelo tsunami e agora pela radiação nuclear.

O primeiro-ministro Naoto Kan pediu que as autoridades de Fukushima proibam a distribuição e o consumo de 11 tipos de verduras produzidas na província de Fukushima como medida de precaução. O governo encontrou também, altos níves de radiação no leite produzido na província de Ibaraki, próximo de Fukushima, mas mais ao sul.

Por seu turno, os Estados Unidos está interrompendo a importação de leite, produtos lácteos, hortaliças e frutas procedentes das províncias japonesas de Fukushima, Ibaraki, Tochigi e Gunma por causa dos altos níveis de radiação.

Com informações do El Mundo


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora