Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
18 de março de 2011
|
14:07

Aumenta nível de radiação na região da usina de Fukushima

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

Os níveis de radiação na região da usina nuclear de Fukushima aumentaram consideravelmente nesta sexta-feira, informou hoje (18) o Ministério de Ciências do Japão. Segundo esta fonte, a radiação cresceu muito no raio de 30km da usina danificada pelo terremoto e pelo tsunami da sexta-feira passada.

Especialistas disseram à rede japonesa NHK que seis horas de exposição à quantidade de radiação emitida pela usina corresponde ao nível considerado seguro para um ano. Mesmo assim, os níveis encontrados até agora não são prejudiciais a saúde. Porém, a orientação das autoridades é de que as pessoas que moram no raio entre 20 e 30km  da usina que permaneçam em suas casas com janelas e portas fechadas. Já o chefe da Agência Internacional de Energia Atômica ( AEIA), Yukiya Amado disse que os atuais níveis de radiação não preocupam em Tóquio. A capital japonesa está a 230km de distância da usina de Fukushima.

Alimentos testados

As autoridades japonesas determinaram que os alimentos estocados em supermercados e lojas de conveniência passem por testes para verificação se estão contaminados. Mesmo que até agora não haja relatos de que os alimentos estejam contaminados, os testes começarão a ser realizados ainda neste sábado em todos os estabelecimentos comerciais das cidades próximas a Fukushima.

Nível elevado

O governo japonês reviu o grau de incidência da radiação no acidente com a usina de Fukushima e o elevou de 4 para 5. O nível máximo é de 7, que foi o que atingiu a usina russa de Chernobyl em 1986, o maior desastre deste tipo da história. O nível 7 indica também radiação nociva à saúde das pessoas e ao meio ambiente. Já o nível 5 diz que “tem um alcance que vai além da área restrita a usina e pode atingir áreas mais distantes do local da usina”. No entanto, a Agência Internacional de Energia Atômica classificou o acidente com a usina de Fukushima no nível 6. O primeiro ministro do Japão. Naoto Kam, afirmou que todas as medidas estão sendo tomadas, no entanto, reconheceu que a “situação é muito grave”.

Mesmo depois que foram colocadas 64 toneladas de água no vaso de contenção dos reatores, depois que uma linha de energia elétrica foi restabelecida para que as bombas de resfriamento voltassem a funcionar, as autoridades japonesas colocaram 7 caminhões de bombeiros jogando água nos reatores. Os caminhões se revezam na ação a cada 10 minutos. Ao mesmo tempo, helicópteros do Exército voltam a jogar água sobre os reatores.

Com informações do El Mundo.es


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora