Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
18 de março de 2011
|
19:40

Atropelador de ciclistas será denunciado por tentativa de homicídio qualificado

Por
Sul 21
[email protected]
Atropelador de ciclistas será denunciado por tentativa de homicídio qualificado
Atropelador de ciclistas será denunciado por tentativa de homicídio qualificado

Igor Natusch

Ramiro Furquim/Sul21

A promotora Lúcia Helena Callegari revelou nesta sexta-feira (18), por meio de sua assessoria de imprensa, que o responsável pelo atropelamento de ciclistas do Massa Crítica em fevereiro será acusado por tentativa de homicídio qualificado. Ricardo José Neis, 47 anos, deve ser denunciado em concurso material, quando as penas dos crimes são aplicadas de forma cumulativa. Entre os agravantes, estão a motivação torpe para os crimes e o meio empregado, que dificultou a defesa das vítimas. A denúncia pode ser remetida ainda hoje, embora o mais provável seja a entrega na próxima segunda-feira (18).

No momento, a promotora estaria no aguardo de alguns boletins médicos para determinar o número oficial de pessoas atingidas pelo atropelador. Concluído esse processo, a denúncia será encaminhada. Ricardo José Neis encontra-se no Presídio Central de Porto Alegre desde 11 de março, quando a juíza Rosane Michels decidiu que ele não necessitava de acompanhamento médico especializado. O bancário havia sido internado por seus advogados no Hospital Parque Belém, zona sul de Porto Alegre, sob a alegação de stress pós-traumático e risco de suicídio. O motorista também teve negado pedido de habeas corpus, já que o desembargador Odone Sanguiné, da 3ª Câmara Criminal do TJRS, concluiu não haver ilegalidade evidente que justificasse a concessão de liberdade provisória.

Ricardo José Neis pilotava um Golf preto no começo da noite de 25 de fevereiro, quando atropelou ciclistas ligados ao grupo Massa Crítica, que transitavam pela rua José do Patrocínio, bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. Um desentendimento anterior, no qual uma pequena colisão ocorreu, teria sido o estopim da agressão. Logo após o primeiro incidente, o veículo acelerou por cima dos ciclistas, vindo de trás. Oito pessoas foram atendidas no Hospital de Pronto Socorro da capital gaúcha. Após a agressão, o veículo fugiu. Neis apresentou-se dias depois, alegando que o atropelamento ocorreu enquanto tentava fugir, junto com seu filho de 15 anos, de uma tentativa de linchamento por parte dos ciclistas.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora