Notícias
|
11 de março de 2011
|
19:44

Argentina estatiza transmissão do campeonato de futebol do país e outros esportes

Por
Sul 21
[email protected]

Fer Quintana/Flickr

Jorge Seadi

Enquanto os principais clubes e emissoras brasileiras brigam pelos direitos de transmissão do campeonato brasileiro, o governo argentino estatiza as transmissões dos eventos esportivos no país. No programa intitulado Esportes para Todos, o governo de Cristina Kirchner determina que a tevê pública transmita jogos dos campeonatos de basquete, volei, tênis e rugby, além dos campeonatos de futebol das séries B e C. A série A já transmitida pelas emissoras públicas desde 2009. Segundo a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, “o objetivo do Esporte para Todos é que o povo veja eventos da cultura popular”.

O principal campeonato de futebol da Argentina já é transmitido pela tevê estatal depois que o governo pagou 600 milhões de pesos (R$ 300 milhões) pelos direitos à Associação de Futebol da Argentina (AFA), em 2009. Os direitos de transmissão foram negociados entre a AFA e o governo argentino pelo período de 10 anos e será reajustado anualmente de acordo com a inflação e outros indicadores econômicos.  Os direitos de transmissão do campeonato da série A eram do grupo Clarín, o principal grupo de mídia da Argentina e o campeonato era transmistido apenas na tevê a cabo. O grupo Clarín tem na Argentina posição análoga a da Rede Globo no Brasil. A emissora carioca tem os direitos dos principais eventos esportivos realizados no país, mas recentemente perdeu para a Record as transmissões dos Jogos Olímpicos de Londres (2012) e do Pan Americano de 2011.

O Conselho Federal de Televisão argentino é quem decide quais os jogos e, agora, quais as modalidades esportivas que terão seus jogos transmitido em tv aberta. Para este ano já está acertada a transmissão dos torneios de Apertura ( primeiro turno ) e Clausura ( segundo turno) da série A, além de jogos da Taça Libertadores da América, a Copa Sul-Americana e a Copa América que será disputada em julho na Argentina. O programa governamental também definiu a transmissão do campeonato mundial de clubes, os Jogos Olímpicos e Pan Americano, e todas as competições individuais onde houver atletas argentinos participando.

Com informações da Folha de S.Paulo, Clarín e Página 12


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora