Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
7 de fevereiro de 2011
|
14:32

Tranquilidade nas favelas ocupadas pelas forças de segurança do RJ neste domingo

Por
Sul 21
[email protected]
Tranquilidade nas favelas ocupadas pelas forças de segurança do RJ neste domingo
Tranquilidade nas favelas ocupadas pelas forças de segurança do RJ neste domingo
Ocupação do Morro São Carlos / Carlos Magno/SSRJ

Rachel Duarte

O governo do Rio de Janeiro repetiu uma operação integrada com as forças de segurança para ocupação de novo complexo de favelas no Rio de Janeiro neste domingo (6). O clima é de tranquilidade na manhã desta segunda-feira (7) nas nove favelas do Estácio, Catumbi e Santa Teresa ocupadas pelas Forças de Segurança, no Centro do Rio de Janeiro. Durante a madrugada, não houve registro de confrontos nos locais. A megaoperação começou por volta das 4h de domingo (6) e segundo o secretário de Segurança Pública do RJ, José Mariano Beltrame, o aviso da intervenção no Complexo de São Carlos foi uma estratégia que evitou confrontos e garantiu uma ocupação pacífica.

Em entrevista coletiva ontem (6), Beltrame afirmou que a prioridade da operação era garantir a retomada do território com o menor número de feridos possível. E, segundo ele, esse objetivo foi alcançado.

A primeira parte da ação contou com agentes da Polícia Civil cercando 48 pontos dessas comunidades e, às 6h, homens, em sua maioria da Polícia Militar, começaram a entrar nos morros.

Menos de duas horas depois do início da entrada de policiais, a Polícia Militar anunciou que os nove morros da região já tinham sido completamente ocupados. O comércio na área funcionou normalmente e nenhum tiro foi disparado.

Sobre a possibilidade dos traficantes terem migrado para outras comunidades, Beltrame disse que a inteligência da polícia já tem pistas de para onde eles teriam ido e está monitorando a movimentação deles. O secretário disse ainda que o problema da segurança no Rio de Janeiro existe há 40 anos e que não tem como ser resolvido em quatro anos, portanto, “o trabalho é constante e as ações vão continuar nas comunidades”. Ele lembrou que, ainda hoje, estão acontecendo prisões no Complexo do Alemão devido à presença da polícia. A ocupação do Alemão aconteceu em novembro passado.

UPPs

Nesta segunda-feira (7), as equipes administrativas responsáveis pela implantação de UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) vão ao São Carlos para definir a área onde as unidades vão ser instaladas. Serão três unidades que deverão ser implantadas ainda neste semestre. Elas vão funcionar no morro de São Carlos, Fallet/Fogueteiro, Prazeres e Escondidinho e serão, respectivamente, a 15ª, a 16ª e a 17ª UPPs da cidade.

As unidades na área do morro do São Carlos, Santa Teresa e Catumbi vão beneficiar diretamente 20 mil pessoas e 500 mil indiretamente. A região é rodeada por 17 bairros, com 47 pontos de saída.

Com informações dos sites R7 e G1


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora