Notícias
|
24 de fevereiro de 2011
|
16:52

Grêmio pode deixar Clube dos 13 e se aliar a Corinthians e clubes cariocas

Por
Sul 21
[email protected]

Ramiro Furquim/Sul21

Jorge Seadi

O Grêmio poderá ser o próximo clube a abandonar o Clube dos 13. O executivo da Rede Globo que trata dos contratos de transmissão de jogos, Marcelo Campos Pinto, está chegando à Porto Alegre para uma reunião com o presidente do Grêmio, Paulo Odone. O executivo vem tratar da saída do Grêmio do Clube dos 13 e negociar diretamente os direitos de transmissão do campeonato brasileiro para o triênio 2012 a 2014. O presidente Fábio Koff, que permanece em São Paulo, já adiantou que Grêmio e Internacional podem negociar seus direitos isoladamente, sem o Clube dos 13.

A retirada do Grêmio do Clubes dos 13 é uma represalia interna — Fábio Koff foi oposição na eleição que escolheu Odone presidente do Grêmio — e pouco esconde uma tentativa tricolor em se aproximar da CBF, leia-se de Ricardo Texeira, para tirar do Beira Rio a sede da Copa do Mundo de 2014.

Enquanto isto, o Clube dos 13  enviou às emissoras interessadas em participar da licitação para a compra dos direitos de transmissão dos campeonatos brasileiros de 2012 a 2014 uma carta-convite com todas as condições definidas ontem, em reunião realizada em S.Paulo. Sem revelar detalhes, o Clube dos 13 adiantou que os direitos de tevê aberta, tevê a cabo, pay-per-view e internet podem somar R$ 1,6 bilhão. A abertura dos envelopes das propostas está marcada para o dia 11 de março, em São Paulo.

Globo x Record x Rede TV

Mesmo que a carta-convite do Clube dos 13 envolva várias mídias, a grande briga está nos direitos de transmissão para a tevê aberta. Desde que o Clube dos 13 foi formado e negocia, em nome dos clubes, os direitos de transmissão do campeonato brasileiro, a Rede Globo teve exclusividade. Primeiro, foi a que propos os maiores valores e depois, com a colocação da cláusula de preferência, tinha todas as condições de desbancar qualquer concorrência. Foi assim com a Band, com o SBT e com a Record. No final do ano passado, no entanto, o Cade derrubou esta cláusula de preferência e abriu a possibilidade das outras redes em  efetivamente participar da “briga” pelos direitos de transmissão.

Com esta decisão do Cade, a Rede Record foi a primeira a mostrar interesse em participar da concorrência. A Rede TV fez o mesmo, mas sem o estardalhaço da segunda maior rede do país. Desde a decisão do Cade que a Record alerta que fará proposta superior a de qualquer concorrente. Preocupada e assustada com estes anúncios da concorrente, a Globo tentou várias manobras para continuar em vantagem na licitação. Na primeira ação, avisou os clubes que poderia ficar fora da concorrência não apresentando proposta. Como os clubes não ficaram sensibilizados partiu para uma segunda tentativa ao dizer aos dirigentes de clubes que ela, Globo, tinha o maior alcance no país, os melhores profissionais e a melhor tecnologia para fazer as transmissões. Outra vez não alcançou seus objetivos. Partiu, então, para uma solução final. Buscou a parceria de um dos clubes de maior torcida do país, o Corinthians, e depois foi atrás da CBF. Globo, Corinthians e Traffic buscaram outros clubes como os do Rio de Janeiro para retirar força do Clube dos 13. Hoje, 24 de fevereiro, são seis clubes — o Coritiba também retirou-se do C13 — que querem negociar os direitos de transmissão sem a mediação do Clube dos 13. Poderá chegar a 7 se o Grêmio aderir a proposta global.

O presidente Fábio Koff permanece em São Paulo e disse que “já falou o que tinha que falar sobre a briga” e que agora só voltará a se manifestar quando houver novidades. O Clube dos 13 já colocou suas cartas na mesa e agora vai esperar o dia 11 de março, data da abertura dos envelopes da licitação. Até lá, a Globo vai continuar trabalhando nos bastidores para buscar mais aliados. Um outro fator a favor da Globo é o fato de que vários clubes já receberam as cotas de tevê dos próximos anos e, caso assinassem com outra emissora, teriam que pagar a dívida para a emissora carioca. Informações não confirmadas dão conta de que o Corinthians deve R$ 25 milhões ao Clube dos 13 em cotas de tevê e empréstimos.

Se perder o campeonato brasileiro para os próximos anos, a Globo terá mais uma derrota na aquisição de grandes eventos. Os Jogos Olímpicos de Londres, no ano que vem, é uma exclusividade da Record para a tevê aberta e esta só aceita vender direitos para canais fechados. O mesmo aconteceu com as duas próximas edições dos Jogos Pan-Americanos. Serão eventos que praticamente não terão espaço na telinha da Globo.

Brasileiro deste ano não muda

Os direitos de transmissão que estão sendo discutidos agora não mexem com as transmissões do campeonato brasileiro deste ano. A Rede Globo tem os direitos para a tevê aberta e a Globosat (empresa do conglomerado Globo) tem os direitos de tevê fechada, além do pay-per-view. A Globo vai continuar exibindo um jogo por domingo e a Sportv uma partida no sábado e outra no domingo a noite.

A exemplo do que normalmente pratica quando não tem os direitos de um evento esportivo, a Globo já decidiu que irá “ignorar” o Brasileirão, caso fique sem os direitos de transmissão. Neste caso, dará maior destaque a outras competições como a Libertadores da América.

Com informações do UOL


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora