Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
25 de janeiro de 2011
|
22:31

Rio Grande terá estande no Fórum Social Mundial em Dacar

Por
Sul 21
[email protected]

Rachel Duarte

Os secretários gaúchos Marcelo Danéris (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) e Tarson Nuñez (Relações Internacionais) estão se preparando para representar o Rio Grande do Sul no Fórum Social Mundial de 2011 (FSM). O evento acontecerá entre 6 e 11 de fevereiro, em Dacar (Senegal), no campus da Universidade Cheikh Anta Diop. Do Brasil, além do RS, apenas a Bahia terá estande no Fórum.

Segundo Tarson Nuñes, as questões de ordem administrativa, como passaporte e visto para entrar no continente africano estão em andamento. “Estaremos com o estande na Casa Brasil, junto com o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência da República)”, diz Tarson.

A principal tarefa dos secretários é mostrar o desejo do governo estadual em trazer de volta para o Rio Grande, o FSM. “Vamos levar termos de referência e ressaltar que, se for do interesse do Comitê Organizador do Fórum Social Mundial, o estado tem condições de receber e financiar o evento, em 2013”, disse Danéris.

As discussões no Fórum Social Mundial de Dacar se darão com base em três grandes temas: a conjuntura global e a crise, a situação dos movimentos sociais e o processo do Fórum Social Mundial. No Fórum de Dacar uma outra questão fundamental será a do alcance político das mobilizações sociais e da cidadania.

O debate sobre qual o destino da edição do FSM 2013 caberá aos movimentos e entidades organizadoras do Fórum, que levarão em conta as conjunturas sociais, econômicas e políticas de todo o mundo. “Com a crise econômica da Europa, há grandes possibilidades de o evento se realizar lá. Mas, o RS conta com o caráter simbólico e histórico de ter sido o primeiro local a abrigar o evento”, avalia Tarson.

Segundo os gestores, o governo gaúcho irá respeitar as decisões do comitê do FSM e que em 2012 irá valorizar as programações do Fórum descentralizado.

Comitê municipal

Nesta quarta-feira (26), às 17 horas, no Espaço da Convergência, na Assembleia Legislativa, acontece o lançamento do Comitê Municipal do Fórum Social Mundial de Porto Alegre. A atividade deve ter a presença do presidente da Assembleia, Giovani Cherini (PDT).


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora