Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
5 de janeiro de 2011
|
12:39

Operação padrão atrasa e cancela voos da TAM

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

Dois voos da TAM foram cancelados, esta manhã, no Aeroporto Salgado Filho. A operação-padrão que os funcionários da maior companhia aérea do país realiza, está provocando cancelamentos e atrasos em todo o país. Um dos voos deveria vir de Fortaleza e o outro iria para Brasília.

Parte dos pilotos e comissários da empresa estão realizando todos os procedimentos de trabalho, significando recusa em alteração de escalas, abrir mão de folgas legais ou exceder a jornada diária que é de 9h30 em voo e 11 horas à disposição da empresa.

A operação padrão não tem orientação do Sindicato Nacional dos Aeronautas que diz ser o procedimento uma “forma de protesto dos funcionários insatisfeitos com o excesso de trabalho”. O ambiente entre funcionários e empresas ficou tenso quando não houve acordo para o dissídio coletivo e se agravou quando a greve programada para começar no dia 24 de dezembro foi proibida pela Justiça. As negociações devem ser retomadas no dia 7, três dias antes do prazo final estabelecido na proibição de greve.

A TAM distribuiu nota em que afirma desconhecer “o movimento de operação padrão e que opera com segurança e em respeito à lei do Aeronauta”. No mesmo comunicado, a empresa atribuiu o atraso de 50% de seus voos a “um conjunto de fatores” e cita apenas o fechamento de aeroportos por causa da meteorologia.

Conforme boletim da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), divulgado no começo da manhã desta quarta-feira, 94 voos das 541 decolagens programadas estavam atrasados e 15 foram cancelados.

Com informações da Folha de S.Paulo e ZH


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora