Noticias|Últimas Notícias>Política
|
3 de janeiro de 2011
|
22:14

Nova presidente da Câmara, Sofia Cavedon assume prefeitura de Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]
Lívia Stumpf / CMPA
Tessaro passa a presidência da Câmara a Sofia Cavedon / Foto / Lívia Stumpf / CMPA

Igor Natusch

Em sessão extraordinária, ocorrida na tarde desta segunda-feira (3), a Câmara Municipal de Porto Alegre empossou sua nova presidente. Sofia Cavedon (PT) será a encarregada de comandar a Casa no próximo ano, sucedendo a Nelcir Tessaro (PTB). Além de Sofia, foram empossados os demais membros da Mesa Diretora do parlamento municipal. A mesa será composta por DJ Cassiá (PTB), como 1º vice-presidente; Mário Manfro (PSDB), 2º vice-presidente; e os secretários Toni Proença (PPS), Waldir Canal (PRB) e Adeli Sell (PT). Foram empossados também os integrantes das seis comissões permanentes da Casa, bem como a Comissão Representativa, que fica de plantão durante o recesso parlamentar. A lista completa dos empossados pode ser conferida no site da CMPA.

Mais do que assumir a presidência da Câmara de Porto Alegre, Sofia Cavedon acumulará, durante cerca de duas semanas, o cargo de prefeita em exercício da capital gaúcha. José Fortunati (PDT) sairá em férias a partir da próxima quarta-feira (5), deixando para Cavedon o comando do executivo municipal até o seu retorno, no próximo dia 16.

Elson Sempé Pedroso / CMPA
Sofia e o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati / Foto / Elson Sempé Pedroso / CMPA

“Conheço ela de muitos anos, temos uma estreita relação”, disse José Fortunati, relembrando os tempos em ele e Sofia Cavedon atuaram juntos na administração de Raul Pont (PT). Durante o governo em questão, Fortunati foi vice-prefeito, enquanto Sofia atuou como secretária de Educação do município. Mesmo estando atualmente em partidos diferentes, José Fortunati garantiu estar “muito tranquilo” em deixar o cargo para a agora presidente da Câmara. “Não existe conflito algum”, garantiu. “Tenho certeza de que a vereadora pautará sua atuação pela seriedade e pelo comprometimento, e que a Câmara de Porto Alegre estará em excelentes mãos”.

Ainda que em tom mais neutro, o vereador João Carlos Nedel (PP), que assume a presidência da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor), também disse esperar um bom trabalho de Sofia Cavedon na presidência da Câmara municipal. “A presidência da Casa exige uma postura equilibrada. Tive diálogos anteriores com ela a respeito disso”, assegurou o vereador progressista. Os comentários acabam ecoando a opinião de algumas bancadas, que veem Sofia Cavedon como uma pessoa sem espírito conciliador e que pode gerar conflitos em seu período na presidência. “Ela me garantiu que terá uma postura democrática, dando atenção a todas as bancadas da Casa. Espero que ela resguarde os interesses do município e da Câmara como um todo”, disse Nedel.

Tessaro: “Missão cumprida”

Na abertura dos trabalhos, Nelcir Tessaro (PTB) fez um balanço do seu período na presidência da Câmara de Porto Alegre. Lembrando um compromisso assumido quando de sua posse, no início de 2010, Tessaro comemorou o que descreveu como um importante processo de continuidade para o futuro do parlamento municipal. Descrevendo conquistas de seu período na presidência, em especial nas reformas do plenário e das instalações para funcionários da Casa, Nelcir Tessaro aproveitou para homenagear seu padrinho político, o ex-senador Sérgio Zambiasi (PTB). “Assumir a presidência logo no meu primeiro mandato foi a melhor escola que eu poderia ter”, garantiu.

Logo após a cerimônia de posse, o agora ex-presidente da Câmara de Porto Alegre falou com o Sul21. Tessaro disse estar com o sentimento de “missão cumprida”. “Consegui realizar quase todos os projetos”, comemorou. “Foi um ótimo ano, que serviu como preparatório para 2011, quando a Casa terá que atuar de forma bastante ativa em alguns desafios. Estou muito satisfeito”, reforçou.

Falaram também o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, e o vice-governador gaúcho Beto Grill. Em sua manifestação, Grill defendeu o estabelecimento de uma “sintonia” entre o governo do estado e a prefeitura da capital, favorecendo parcerias que estimulem a infraestrutura do município e da Região Metropolitana. Por sua vez, Fortunati lembrou que, menos de dois dias depois de ver o Brasil empossar uma mulher na Presidência da República, a Câmara de Porto Alegre tinha a oportunidade de fazer o mesmo. “Os dois poderes precisam trabalhar juntos, em prol de Porto Alegre. Tenho muita tranquilidade de que teremos um ótimo ano com a vereadora na presidência, preservando uma história que vem sendo construída desde o governo de Raul Pont”, afirmou o vice-governador.

Aproximação entre Executivo e o cidadão

Tonico Alvares / CMPA
Sofia Cavedon / Foto / Tonico Alvares / CMPA

Em seu discurso de posse, Sofia Cavedon relembrou o fato de ser apenas a terceira mulher a assumir a presidência da Casa em 237 anos, sucedendo as também petistas Margarete Moraes e Maria Celeste. “Apesar de toda a luta, e do momento extraordinário que o Brasil vive com a primeira mulher na Presidência da República, ainda somos poucas nos espaços de poder”, disse Sofia.

Além disso, a agora presidente da Câmara de Porto Alegre ressaltou que sua gestão quer transformar leis em direitos garantidos. “Uniremos as pontas, fazendo a mediação entre a sociedade e o executivo. Mais do que fazer leis, vamos tirá-las do papel. Sei que é pretensioso, mas é imperioso que isso seja feito, se queremos estar à altura da esperança que a democracia carrega”, discursou.

Em conversa com o Sul21, Sofia Cavedon reforçou os pontos nos quais planeja focar sua administração. Segundo ela, a sua gestão terá como prioridades saúde, habitação, promoção de mudanças na realidade da cidade, infância e adolescência, e diversidade. “Precisamos articular uma mobilização que garanta direitos fundamentais ao cidadão de Porto Alegre. Nosso objetivo é dar um grande salto para poder atender toda a população. Quero mediar esse processo de aproximação entre o Executivo e o cidadão”, afirmou.

Tessaro pode ir para Smov

Tonico Alvares / CMPA
Foto: Tonico Alvares / CMPA

Enquanto Sofia Cavedon assumia a presidência, outros assuntos movimentavam os corredores da Câmara municipal. Entre eles, a CPI da Juventude, que deve ficar para fevereiro, depois do recesso, e a formatação do secretariado municipal, que deve sofrer modificações nas próximas semanas. Segundo os comentários de bastidores, as modificações estão pendentes de uma reunião entre Fortunati e o ex-prefeito José Fogaça (PMDB), em que deverá ser definido o futuro tamanho do PMDB na prefeitura.

Os envolvidos, porém, adotaram uma postura evasiva sobre o assunto. Nelcir Tessaro, que já dirigiu o Demhab e é cotado para assumir a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), preferiu não comentar a possibilidade. “Tenho que ser confirmado oficialmente primeiro. Não estou pensando no assunto”, despistou. O prefeito José Fortunati, por sua vez, preferiu se desviar da questão, usando como justificativa as férias que começam esta semana. Segundo ele, qualquer discussão nesse sentido terá que esperar o seu retorno, no dia 16. “Na volta, vamos tomar as decisões necessárias”, comentou.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora