Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
3 de janeiro de 2011
|
21:45

Morre o pianista e compositor gaúcho Geraldo Flach

Por
Sul 21
[email protected]
Divulgação
Foto: Divulgação

Igor Natusch

Morreu, na tarde desta segunda-feira (3), o pianista Geraldo Flach, um dos mais destacados músicos do Rio Grande do Sul. Flach estava internado no Hospital Mãe de Deus desde o final de novembro, para tratar complicações respiratórias causadas por um câncer na região do tórax. O músico fazia tratamento contra o câncer desde o começo do ano passado. O corpo será velado a partir das 21h desta segunda no Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre. A cerimônia é aberta ao público e deve se estender durante toda a madrugada, indo até a manhã de terça-feira (4). No começo da tarde de terça, o corpo de Geraldo Flach deverá ser cremado, em cerimônia restrita aos familiares mais próximos do músico.

Geraldo Flach nasceu em Porto Alegre, em 1945, e atuava na música desde os 14 anos, quando começou a integrar bandas de baile. Destacou-se como pianista, compositor e arranjador. Nos anos 60, chegou a ter programas próprios na Rádio Difusora (“O Piano em Destaque”) e na Televisão Piratini (“Programa Geraldo Flach”). É também um dos fundadores do espaço cultural Studio Clio. Entre os que tocaram com Flach ou interpretaram cancões do músico, estão nomes como Elis Regina, Ivan Lins, Emílio Santiago, Taiguara, Yamandú Costa, Djalma Corrêa, Jerônimo Jardim, Suzana Bello, Nana Caymmi, Guilhermo Zarba e Renato Borghetti.

Mesmo doente, Geraldo Flach se esforçou para manter as atividades profissionais. Em outubro de 2010, lançou o CD “Vivências”, ao lado do cantor Victor Hugo, e participou de um show com o músico Ivan Lins no mês seguinte.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora