Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
17 de janeiro de 2011
|
21:49

Moacyr Scliar segue internado após AVC. Quadro é estável

Por
Sul 21
[email protected]
Moacyr Scliar segue internado após AVC. Quadro é estável
Moacyr Scliar segue internado após AVC. Quadro é estável
Beto Scliar / Divulgação
Foto: Beto Scliar / Divulgação

Igor Natusch

O escritor Moacyr Scliar segue internado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, recuperando-se de um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVC) sofrido na madrugada de domingo (16). Scliar, de 73 anos, encontra-se internado no hospital desde o dia 11, para realização de uma cirurgia de retirada de pólipos do intestino. O escritor encontrava-se em recuperação da cirurgia quando sofreu o AVC. Uma cirurgia, realizada na manhã de segunda-feira (17), removeu um coágulo causado pela obstrução vascular. Segundo o Hospital de Clínicas, Moacyr Scliar está em observação, e seu quadro clínico é estável.

De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital, Scliar está sob responsabilidade da equipe médica do Dr. Ismael Maguilnik. Os boletins serão divulgados diariamente pela assessoria, prestando informações sobre o quadro clínico do escritor. Abaixo, a íntegra da nota divulgada pelo Clínicas na tarde de segunda-feira (17):

O escritor Moacyr Scliar encontra-se internado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, por ter sofrido um acidente vascular cerebral isquêmico na madrugada de 15 para 16 de janeiro. Scliar passou por um procedimento cirúrgico hoje, dia 17, e no momento está sendo monitorado e mantido na Unidade de Tratamento Intensivo, onde se encontra em observação, com quadro clínico estável.

Além de médico especializado em saúde pública, Moacyr Scliar é autor de dezenas de livros, entre romances e contos. Suas principais obras são “A Balada do Falso Messias”, “O Centauro no Jardim”, “O Exército de Um Homem Só”, “A Guerra no Bom-Fim” e “A Mulher que Escreveu a Bíblia”. Agraciado com uma série de prêmios literários, Scliar recebeu, em 2009, o Prêmio Jabuti, pelo romance “Manual da Paixão Solitária”. O autor já tinha recebido a honraria em 1988, com o livro de contos “O Olho Enigmático”, e em 1993, pelo romance “Sonhos Tropicais”.

Desde 2003, Moacys Scliar ocupa a cadeira 31 na Academia Brasileira de Letras (ABL), que já pertenceu a nomes como Guimarães Júnior, Paulo Setúbal e José Cândido de Carvalho. Ao todo, publicou mais de setenta livros, entre contos, crônicas, romances e literatura infantil, e teve obras publicadas em doze países.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora