Últimas Notícias>Internacional|Noticias
|
25 de janeiro de 2011
|
19:18

Milhares de egípcios desafiam a Polícia e pedem a saída do presidente Mubarak

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

Millhares de egípcios desafiaram o forte aparato policial do governo e tomaram conta das ruas das principais cidades do país pedindo a renúncia do presidente Hosni Mubarak, no poder desde 1981. Na capital, Cairo, depois de várias manifestações em diversos pontos da cidade, os manifestantes se concentraram na praça central de Tahrir, próximo do Museu do Egito, do Parlamento e de vários ministérios.

Observadores dizem não terem condições de dar um número exato de participantes, mas com certeza foi a maior manifestação popular no Egito em muito anos. Animados pela revolução que derrubou o presidente da Tunísia, Ben Ali, as organizações pedem reformas políticas e o fim da Lei das Emergências em vigor no país desde 1981. Denunciam também a violência policial, o desemprego, a inflação e os baixos salários.

Em um primeiro momento as forças policiais assistiram as manifestações, mas depois tentaram dispersar os manifestantes com jatos d’água e gás lacrimogêneo. Enrolados em bandeiras do Egito e da Tunisia, os manifestantes responderam jogando pedras contra os policiais.

As manifestações, que também se realizaram na cidade mediterrânea de Alexandria, foram convocadas via internet por ativistas dos direitos humanos e por grupos de oposição ao governo de Mubarak. Como aconteceu na Tunísia, as redes sociais foram amplamente utilizadas para a convocação das manifestações. À tarde, todas as redes como Facebook estavam fora de operação.

Hosni Murabak, de 82 anos e no poder desde 1981, já avisou que considera os atos de hoje como ilegais e avisou que as forças policiais vão impedir manifestações populares.

Com informações do El Mundo.es


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora