Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
6 de janeiro de 2011
|
18:57

MEC vai comprar 10 milhões de dicionários de português para escolas públicas

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) vai comprar 10 milhões de exemplares de dicionários de português para distribuir às escolas públicas de educação básica no ano que vem. Responsável pela compra e distribuição de livros didáticos aos alunos da rede pública, o FNDE é uma autarquia do Ministério da Educação (MEC). O Diário Oficial da Uniãó publica amanhã (7) o edital convocando as editoras interessadas em participar da licitação.

Os dicionários deverão obedecer às novas regras estabelecidas pelo acordo ortográfico, em vigor desde 2009. A última distribuição de dicionários feita pelo FNDE foi em 2006 antes da implantação das novas regras. O diretor de Ações Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Rafael Torino, afirma que “os livros didáticos do ensino fundamental, distribuídos em 2009 e 2010, já estão adaptados. Agora, falta adequar os materiais do ensino médio. No ano que vem renovaremos os livros do ensino médio.”

O custo previsto no edital para adquirir os dicionários é de R$ 100 milhões. As obras não ficarão nas bibliotecas, mas cada sala de aula receberá um kit com 10 volumes. Serão comprados dicionários de quatro tipos, com especifidades diferentes, de acordo com a série dos estudantes. Os dicionários para as turmas do 1º ano do ensino fundamental, por exemplo, destinados a crianças a partir dos 6 anos, que estão sendo alfabetizadas, serão mais simples, com menos verbetes, e letras maiores. Segundo Torino, cada obra deverá custar R$ 10,00. As editoras terão 90 dias para fazer a inscrição das obras, que poderão ser adquiridas pelo MEC e distribuídas no começo de 2012, para utilização no mesmo ano.

Com informações da Agência Brasil


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora