Noticias|Últimas Notícias>Política
|
1 de janeiro de 2011
|
14:25

Manhã de posse para 27 governadores estaduais

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

A posse dos 27 governadores estaduais e do Distrito Federal aconteceu na madrugada e na manhã deste sábado. Acre, Maranhão e Amapá deram posse a seus governadores na madrugada, nos primeiros minutos de 2011, para que eles pudessem viajar para Brasília para participar da posse de Dilma Rousseff.

No Amapá, a posse do governador Camilo Capibaribe (PSB) foi no dia 1º de janeiro pelo fuso horário de Brasília, uma hora na frente, porque pelo fuso do Amapá a cerimônia começou antes da meia noite. O novo governador nem acompanhou a queima de fogos que marcou a passagem de ano. Às 5 horas (hora de Brasília) o governador Capibaribe, que pediu transparência em seu governo, viajou para a capital federal.

Já no Acre, a posse de Tião Viana, do PT, aconteceu depois da queima de fogos e a passagem de ano. Ele recebeu a faixa de governador de Binho Marques, também do PT. Viana embarcou às 6h para Brasília em voo comercial.

Roseana Sarney, mais uma vez, assumiu o governo do Maranhão. A cerimônia de posse aconteceu na Assembléia Legislativa e Roseana estava acompanhada pelo pai e presidente do Senado, José Sarney. Logo após, a governadora deu posse a todos os seus secretários.Roseana viajou para Brasilia nas primeiras horas da manhã acompanhada do pai e do Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

Em São Paulo, o estado berço do PT, Geraldo Alckmin assumiu para o quinto mandato consecutivo do PSDB no estado mais importante do país. Alckmin assumiu protendo trabalhar “não só para São Paulo, mas para todo o Brasil”.  O tucano quer ampliar a participação tucana nas classes mais pobres da população. O ex-governador de São Paulo e candidato a presidência da República, José Serra, não participou da cerimônia. Mas Alckmin o mencionou uma vez quando disse que era uma satisfação assumir o governo de São Paulo “depois de José Serra e Alberto Goldman”. O governador paulista será um dos governadores de oposição presentes na posse de Dilma Rousseff.

No Rio de Janeiro, Sérgio Cabral tomou posse para seu segundo mandato consecutivo como governador com uma grande tarefa, aumentar a presença das forças de pacificação, preparando a cidade para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Ele também destacou que o estado tem grandes desafios e projetos de infraestrutura como “a melhoria nos meios de transportes com a ampliação e modernização do metrô. Logo depois da cerimônia, Sérgio Cabral também viajou para Brasília.

Jacques Wagner tomou posse para seu segundo mandato consecutivo na Bahia às 9h da manhã deste sábado. O carioca petista venceu uma das eleições mais fáceis na Bahia e agradeceu “ao generoso povo da Bahia que me adotou como um filho”. Ele disse também assumir com “a alma lavada por ter colocado nosso projeto em discussão e ele foi totalmente aprovado”.  Jacques Wagner viajou para Brasília logo depois do encerramento da solenidade de posse.

No Paraná, o governador Beto Richa, do PSDB, também tomou posse na Assembléia Legislativa do Estado e chamou a atenção para o começo de um “novo Paraná, com uma socieadade mais justa e igualitária”. Do lado de fora, populares apoiadores do governador, mostravam faixa com “Beto Richa rumo a presidência da República”. O governador também irá a posse de Dilma Rousseff, deixando Curitiba depois de discurso progamado para a uma da tarde.

Com informações do UOL, G1 e Gazeta do Povo


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora