Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
5 de janeiro de 2011
|
18:09

Mais voos atrasados e cancelamentos impacientam os passageiros das empresas brasileiras

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

Nesta quarta-feira (5), a rotina de voos cancelados e atrasados continua a incomodar os passageiros das companhias aéreas brasileiras. Segundo o último boletim da Infraero, divulgado às 15h, das 1.569 decolagens programadas, 275 atrasaram mais de 30 minutos e 70 foram cancelados. Voos da TAM e da WebJet são os com o maior índice de atrasos e cancelamentos.

Em Porto Alegre, no Aeroporto Salgado Filho, sete partidas atrasaram de um total de 64 voos. Apenas dois voos, ainda na parte da manhã, foram cancelados.

A TAM, maior companhia aérea do país, tem aeronautas ( pilotos e comissários de bordo) realizando operação-padrão e provocando o atraso de 136 partidas (26,2%) de um total de  520 voos programados. Deste total, 33 (6,3%) foram cancelados. Na WebJet, dos 78 voos previstos, 23 (29%) atrasaram e cinco(6,4%) foram cancelados. Segundo o sindicato dos aeronautas, o grande volume de atrasos e cancelamentos é provocado pela excessiva carga horária das tripulações.

Na próxima semana, os sindicatos e as empresas tem novo encontro marcado para tratar do reajuste salarial. Nas reuniões do final do ano passado não houve acordo e uma greve chegou a ser marcada para o dia 24 de dezembro, proibida pela Justiça. O prazo de proibição termina no próximo dia 10, e os sindicatos dos empregados das companhias aéreas não descartam a realização da greve por tempo indeterminado. As empresas oferecem um reajusta básico de 6% enquanto os empregados querem 15% para os que recebem acima do piso salarial e 30% para os que recebem o piso.

Com informações do UOL


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora