Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
7 de janeiro de 2011
|
12:41

Lâmpadas incandescentes proibidas a partir de 2016

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

As lâmpadas incandescentes serão proibidas no país a partir de 2016. Até lá serão retiradas do mercado aos poucos. A portaria do Ministério de Minas e Energia tem como objetivo poupar energia elétrica. Publicada  no Diário Oficial da União, a portaria diz que até 30 de junho de 2016 este tipo de lâmpada não poderá ser mais comercializada no país, a não ser que “até lá surja tecnologia que as torne econômicas”.

O mercado brasileiro trabalha com 147 modelos de lâmpadas incandescentes etiquetadas, produzidas por quatro fabricantes diferentes. Em uma estimativa do Ministério, 80% da iluminação doméstica no país utiliza este tipo de equipamento. Atualmente, são consumidas 300 milhões de lâmpadas incandescentes e 100 milhões de lâmpadas fluorescentes compactas.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, a tecnologia utilizada nas lâmpadas incadescentes se tornou obsoleta. As novas tecnologias, já consolidadas, como as lâmpadas fluorescentes compactas, podem fornecer quantidade maior de luz com um custo energético muito menor ao usado pela lâmpadas incandescentes.

Com informações da Agência Brasil


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora