Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
5 de janeiro de 2011
|
21:51

Defesa Civil leva água em caminhões-pipa para quem sofre os efeitos da estiagem

Por
Sul 21
[email protected]
Bruno Alencastro/Sul21
Vice-governador, Beto Grill / Foto: Bruno Alencastro/Sul21

Felipe Prestes

Um grupo de trabalho para o combate à seca formado pelo governo do estado reuniu-se na tarde de hoje (5) no Palácio Piratini para definir ações. Segundo o vice-governador, Beto Grill, a prioridade agora são as medidas emergenciais, já que três municípios das Zonas Sul e Sudoeste já declararam estado de emergência: Candiota, Pinheiro Machado e Pedras Altas. “O que tem que se fazer neste momento é levar água para quem não tem. Isso será feito por meio de caminhões-pipa, do esforço concentrado da Defesa Civil, da Secretaria de Obras e da Secretaria do Desenvolvimento Rural, secretarias que têm estes equipamentos para levar água às pessoas”, declarou.

Os maiores problemas estão em áreas periféricas, onde já há prejuízos em lavouras de milho e com a morte de animais. O próprio vice-governador alerta que a situação deve ficar mais grave. “A gente sabe que isto é um processo evolutivo. Na semana que vem este quadro será outro e até abril será muito pior”. Grill, no entanto, diz que ainda não é possível prever os prejuízos que serão causados pela estiagem.

A Defesa Civil já vem atuando em cinco municípios — Cerrito, Herval, Candiota, Pinheiro Machado e Pedras Altas –, levando água por meio de pipas feitas de vinil que podem ser transportadas por veículos comuns, colocados à disposição pelas prefeituras. O órgão também tem levado cestas básicas às comunidades que sofrem com a estiagem. Beto Grill conta que na sexta-feira (7) irá receber um grupo de prefeitos da região atingida.

Ele também garante que o governo vai buscar recursos junto à Defesa Civil nacional. Conforme o vice-governador, isto tem que ser feito com cautela, porque é preciso ter laudos técnicos consistentes para pleitear ajuda. “Com certeza buscaremos recursos. A Defesa Civil sabe melhor do que ninguém que precisamos de bons laudos, que não possam ser desconstituídos pela Defesa Civil nacional”, disse Beto Grill.

Grupo de trabalho

Itamar Aguiar/Palácio Piratini
Grupo de Trabalho, coordenado por Beto Grill, define ações contra a estiagem / Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

O grupo de trabalho para o combate à estiagem é formado pelo Gabinete do Vice-Governador, pela Defesa Civil, pelo Gabinete dos Prefeitos e pelas secretarias de Agricultura, Desenvolvimento Rural, e Obras e Irrigação. O grupo fora formado já na transição, mas agora é que começa a agir de forma concreta.

Segundo Beto Grill, o trabalho realizado será não apenas para amenizar os efeitos da seca neste verão. Este trabalho visa obter resultados, também, a médio e longo prazo. “Em um segundo momento vamos discutir com a Emater os laudos para ver o déficit das lavouras da região, da bacia leiteira. Ver se podemos criar um seguro. A secretaria de Obras têm um projeto de diversos microaçudes que também serão feitos para dar uma resposta a médio prazo. São uma série de ações a curto, médio e longo prazo que vamos estabelecer com este grupo de trabalho que começa a atuar, de fato, hoje. Temos que trabalhar para impedir que aconteça no próximo ano”, afirmou o vice-governador.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora