Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
13 de janeiro de 2011
|
16:19

Apenas duas universidades gaúchas atingem nota máxima no MEC

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), ambas públicas, são as únicas entidades de ensino do Estado que atingiram a nota máxima (5) no Índice Geral de Cursos (IGC) que considera a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação. No total, em todo o país, apenas 25 das 1.793 faculdades atingiram a nota máxima. A avaliação depende da participação dos alunos no Enade ( Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

Das 25 instituições que alcançaram o grau máximo, 14 são universidades públicas e o restante  de capital privado. Este ranking foi divulgado na manhã desta quinta-feira (13) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (Inep). O levantamento deveria ter sido concluído no segundo semestre do ano passado.

Segundo o MEC, a maioria das universidades atingiu o grau 3, que é o mínimo para não entrar em supervisão do Ministério. Mais de 52% das universidades ficaram com nota 3, ou 945 instituições. O Ministério vai fiscalizar 699 instituições que ficaram com a nota mínima — 1 — e 687 com nota 2.

Uma das maiores e mais conceituadas universidades do país, a Univesidade São Paulo, USP, não participa desta avaliação. Seus alunos manifestaram-se contra a aplicação dos testes. Além da USP, outras 344 universidades ficaram sem conceito no triênio 2007/2009. Elas representam 16,10% das instituições que deveriam ser avaliadas. Segundo o MEC, estas universidades não apresentaram motivos para não participar.

Com informações do UOL


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora